terça-feira, 17 de agosto de 2010

MULHER RENDEIRA - II

Aproveitando, ainda, a temática da cédula de "Dez Mil Cruzeiros Reais" - RENDEIRA DE BILRO - verificamos que foram emitidos nos anos de 1985 e 1986, série Arte Popular, bilhetes de loteria federal que retratam o mesmo tema. Então mudamos de "numismática" para "loterofilia".
.
"A renda de bilros é, sem dúvida, uma das mais antigas e mais ricas manifestações da arte do nosso povo. É feita quase sempre por mulheres de condição humilde que aplicam sua habilidade, destreza e criatividade numa arte a que são levadas por verdadeira devoção.
As primeiras almofadas entraram no Brasil trazidas por mulheres portuguesas que, com suas famílias, deixavam sua terra natal em busca de uma vida melhor no novo continente. Entrava com elas toda uma herança cultural acumulada em séculos de trabalho.
Vinham as rendeiras de regiões litorâneas de Portugal - Estremadura, Minhmo, Algarve e Alentejo - onde tradicionalmente os homens são pescadoares e as mulheres fazem renda." fonte: fonte: As guardiãs da Renda - ht tp://www.inepac.rj.gov.br/
.

Os bilhetes de loteria apresentados fazem parte do Projeto Artesanato Brasileiro e as fotos são de Luiz Dualibi.

Rendeira - Figura em Cerâmica - Caruaru - PE - Extração 2194, de 21.09.1985

Renda de Biros - Almofada - Campos-RJ - Extração 2193, de 18.09.1985 Renda - Bilro - Florianópolis-SC - Extração 2196, de 28.09.1985

Renda de Bilro - Florianópolis-SC - Extração 2297, de 01.11.1986
Museu de Folclore Édison Carneiro - Instituto Nacional do Folclore - FUNARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário