terça-feira, 28 de setembro de 2010

Henry Dunant (1826-1910) - Cruz Vermelha


 Suiça - Gustave Moynier e Henry Dunant

 
Ativista social e empresário suiço, foi o responsável pela criação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e primeiro vencedor do Prêmio Nobel da Paz, em 1901. Para comemorar o centenário da sua morte e, em reconhecimento ao homem que dedicou a vida para ajudar os outros,  foram emitidos selos e moedas. 

Irlanda -  Henry Dunant  2010
A origem da Cruz Vermelha está ligada à Batalha de Solferino, na Itália, em 1859. H. Dunant  participou do sofrimento de milhares de soldados que morriam abandonados nos campos de batalha  (França e Itália contra a Áustria).  Organizou de imediato serviços de primeiros socorros aos feridos. Posteriormente escreveu o livro "Memória de Solferino" com apelos para que fossem constituídas sociedades de socorro às vítimas de conflitos e para que voluntários de assistência médicas fossem reconhecidos e protegidos por acordo internacional. (fonte: Cruz Vermelha Brasileira - Movimento internacional)
Presidente Comitê Internacional da Cruz Vermelha e prefeito de Heiden no lançamento da moeda  de  prata pela  Suiça (28-maio-2010) - Valor facial:  20 swiss francs e Peso: 20 gr

Ilhas Malvinas 2010 - Ouro 1/25oz


Nenhum comentário:

Postar um comentário