quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Grogue Na Filatelia

Os ingleses tinham uma secular tradição de servir rum a bordo dos navios Royal Navy. Servido primeiramente a marinheiros ingleses na Jamaica em 1655, esse ritual único, criado pela Marinha de Sua Majestade, tornou-se um costume naval por mais de trezentos anos.

...... Inicialmente a dosse de 1/2 pint (aproximadament 285ml) era distribuída duas vezes ao dia. O quantitativo foi sofrendo alterações ao longo dos anos, motivados principalmente por problemas de indisciplina. Nessa linha de pensamento o Almirante Vermon, que possuía o apelido de "old grog", em 1740 adicionou água ao rum. Tal mistura foi batizada pelos marinheiros com o nome de "grog", termo hoje empregado aos embebedados. No início do século XIX, a dose sofreu a maior das reduções, chegando a 1/8 do pint (aproximadamente 70ml), alegando-se ênfase à qualidade, em detrimento da quantidade.

........ O Ritual diário era marcado pelas seis badaladas do sino de bordo, indicando a hora do rum ou pelos silvos de "Up Spirits!". A tripulação reunia-se para recebimento da bebida contida em barril com a inscrição "Deus abençoe o Rei ou a Rainha" - dependendo de quem estivesse no trono da Inglaterra - e, na seqüência, a dose era consumida de maneira formal e cerimoniosa.
..... Em dias especiais, como reconhecimento do Comandante pela execução de uma faina bem realizada, a tripulação era agraciada com uma dose dobrada da bebida. Ainda hoje, de forma simbólica no Código Tático Naval usado por diversas marinhas, existe o sinal AD-28, interpretado como "splice the main", ou seja, dobrar a dose de rum. Elogio ao Navio , que efetuou primorosamente uma determinada tarefa.

.... A ração diária foi suspensa em 31 de julho de 1970, lembrado pelos marinheiros como o fim solene de uma era saudosa... "Os tempos mudaram. Em navios com equipamentos altamente sofisticados, não se pode admitir qualquer tipo de erro atribuído ao uso de rum a bordo" - assim dizia um trecho da Ordem de Serviço publicada naquela data, que ficou conhecida como "o dia negro da dose!" Desde então, a safra desse rum especial foi reservada para importantes comemorações navais e reais, a exemplo do casamento do Príncipe Andrew, quando foi servido pela última vez.

Envelope alusivo ao "Último dia de distribuição de Rum" nos navios da Royal Navy.

Procuramos assim manter uma tradição naval secular. Tradição que somada às disciplina e hierarquia, tão prezadas pelos marinheiros de todas as épocas, alicerçam o caráter e os espíritos éticos e morais de todos nós.
... Este brinde de confraternização possui quatro níveis de dose, em ordem crescente de quantidades: "lady, gentleman, shipmaster e pig".
... Vamos então, neste momento, após as seis badaladas do sino, erguer um singelo brinde de rum em prol de tudo o que acreditamos na nossa magnifíca instituição.
...
Autor: Francisco Sérgio Marinho

Um comentário:

  1. Bravo Zulu! Foi único que conseguiu transmitir verdadeiro espírito marujo HOP HAAAAAAR!

    ResponderExcluir