sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SELO POSTAL - Um verdadeiro herói!

Desde que foi criado em 1840 por Sir Rowland Hill, o nosso querido selo postal tem passado por inúmeros percalços e só não desapareceu porque não chegou o dia.
Começou com a franquia mecânica, que dispensou a utilização de centenas de milhares de selos. Uma inexplicável não utilização de selos nos eficientes, mas caros serviços do SEDEX. Já imaginaram quantos selos circulariam, sem esta exdrúxula orientação?
.
Pior ainda o aparecimento dos cartõs telefônicos. No início, com um atrativo irresistível, custo zero, bastava catá-los no chão, depois virou coleção. Muitos abandonaram a filatelia e passaram para eles. Fizeram tantos, mais de 40 mil diferentes, que nem o Marajá de Baroda, o homem mais rico do mundo antigamente, hoje Bill Gates, conseguiriam comprá-los. Todos desistiram e, o pior, não voltaram para os selos.
.
O golpe de misericórdia veio com a Internet. Ninguém escreve carta mais, nem pensa em comprar envelope, escrever, selar, enfrentar filas nos Correios e aguardar respostas daí um mês.
.
Acrescente-se a estes percalços, o fechamento dos guichês filatélicos. Minas Gerais tinha 6 guichês, restam apenas três: Belo Horizonte, Juiz de Fora e Poços de Caldas, os demais foram fechados. Somem-se a distribuição irregular dos selos comemorativos e regulares e funcionários dos guichês, que, em sua grande maioria, não sabem distinguir selos comemorativos de selos regulares. Sempre informam: "Só tem selos pequenos, selos grandes não tem não!" Estes funcionários foram subliminarmente desestimulados de colecionarem selos, para se evitar eventuais desvios dos mesmos.

Os funcionários dos guichês detestam vender selos. Por eles jogariam tudo na franquia mecânica, evitando-se a contagem dos selos no final do expediente.

Filatelistas então, querem vê-los longe, com suas exigências de examinar selo por selo, verificar picotes e procurar variedades. O selo postal é ou não é um herói, passar por tudo isto e continuar existindo?

Autor: Mauro Nogueira Valias
Cx.Postal 52 - Varginha - MG - CEP 37002-970

Nenhum comentário:

Postar um comentário