terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dia do Numismata

Comemoramos, no Brasil, o 1o. de dezembro como o  Dia do Numismata*.  Analisando diversas literaturas, de como foi escolhido esta data, a maioria delas nos remetem a uma reunião da Sociedade Numismática Brasilieira, realizada em 1934, onde foram consultados os profissionias da área, para estipular a melhor data. São várias as justificativas encontradas para esta escolha, talvez a combinação de algumas delas levaram ao "primeiro de dezembro". Elencamos alguns fatos considerados relevantes para a escolha da data: 
  • comemora-se, no calendário católico,  o 1o. de dezembro,  como dia do Santo Elói (ou Elígio), nasceu em 588 e morreu em 01 de dezembro de 659. Bispo, marceneiro, escultor, modelista, ourives e mestre na cunhagem de moedas. É considerado protetor dos ourives e de todos os que trabalham com metal. 
Santo Elói ou Elígio
  • em 1o. dezembro de 1822, D.Pedro I foi coroado como Imperador do Brasil, iniciando um nova fase na história do Brasil independente. Nesta mesma data se deu o lançamento da primeira moeda do novo regime, conhecida como  Peça da Coroação.  È a peça mais valiosa e rara da numismática brasilieira;
    Peça da Coroação - 6.400 réis
    Ouro: 22 quilates, Peso: 14,342 gramas e cunhagem oficial: 64 exemplares
    
    Ordem Imperial do Cruzeiro
    
  • por decreto, assinado por D. Pedro I, foi substituída a Coroa Real do Escudo das Armas pela Coroa Imperial, e, ainda, nesta mesma data (1o. dezembro), foi criada a Ordem Imperial do Cruzeiro, sendo a primeira ordem honorifica genuinamente brasileira.

Coroa Real (a esquerda)  Coroa Imperial (a direita)

Aos numismatas o nosso cumprimento pelo seu dia.
 (*) - Numismata - pessoa versada em numismática. Quem coleciona moedas ou medalhas.(dic. Michaellis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário