domingo, 5 de dezembro de 2010

A garrafa mais conhecida em todo o mundo - Colecionismo

Colômbia - único vasilhame
fora do padrão, em utilização
 Jorge Lara,  equatoriano,  residente em Brasília é um dos associados da AFNB que mais prestigia a entidade. Dentre os diversos tipos de colecionismo que pratica: filatelia, máximos, cartões postais, destacamos a  coleção de garrafas de vidros de Coca Cola, com rótulos esmaltados.  
O acervo contém aproximadamente 90 peças, abrangendo mais de 30 países,  Bolívia, Cabo Verde, Dubai, EUA, Israel, Índia, Espanha, Portugal, França, Pôlonia, Marrocos entre outros países. Mais da metade da sua coleção esta localizada no EUA, brevemente, este acervo deverá ser integrado ao de Brasília.
A história da concepção do vasilhagem é descrita por Jorge Lara:
 "A inconfundível garrafa de Coca-Cola, conhecida em todo o mundo foi desenhada em 1916 pela Poot Glass Company, de Terre Haute, Indiana.


EQUADOR - 1o. e 4o. vasilhames: (80 anosda Coca Cola)
BRASIL - 2o. vasilhame ( Posse do presidente Lula) e o  3o. vasilhame: (30 anos da TAM) 
   A idéia era criar uma garrafa tão distinta que pudesse ser instantaneamente reconhecida até mesmo no escuro.
Mae West
  Na ocasião, devido às suas curvas, apelidaram a nova garrafa de Coca-Cola de Mae West, comparando-a à famosa atriz de cinema da época conhecida por sua sensualidade.
   O design exclusivo ficou tão conhecido que foi uma das poucas embalagens a receber o título de 'marca registrada', em 1960, nos Estados Unidos."
  
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário