sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bilhete de Loteria - DIA de REIS - 06 de Janeiro (reeditado de 05/01/11)

Comemora-se em 6 de janeiro o "Dia de Reis", diz a tradição católica que é o dia em que os três reis magos visitaram e levaram presentes para o menino Jesus Cristo.
Quadro Virtual - formado por estampas de 16 extrações da Loteria Federal do Brasil
Anos 70, 80 e 90  (clique na imagem e altere o nível de zoom)

Os presentes oferecidos foram mirra, incenso e ouro, que foram ofertados respectivamente por Baltazar, Gaspar e Belchior (ou Melchior).

A mirra representa um presente a ser dado aos profetas (imortalidade), o incenso a fé e a espiritualidade e o ouro simboliza a nobreza e era ofertado apenas aos deuses.
O bilhete de loteria talvez seja o seguimento do colecionismo que mais consegue homenagear personagens e datas especiais. A Loteria Federal do Brasil tem uma extração especial dedicada em homenagear a data de "Reis".
No Brasil,  principalmente nas cidades do interior, os católicos tem a tradição de homenegear os reis magos, realizando a "Folia de Reis". A festa inicia na véspera de Natal, indo até o dia 06 de janeiro, data em que os reis magos encontraram o menino Jesus. A  Folia de Reis foi trazida para o Brasil pelos portugueses, nossos colonizadores, no século XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário