segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Coleção Diferenciada - Temática "Santa Ceia"

José Passos Netto, soteropolitano de nascimento, completa neste ano 82 anos, é associado da AFNB e um dos fundadores da ABC (Associação Bahiana de Colecionismo).

Iniciou-se no colecionismo em 1939, aos 10 anos de idade, com estampas Eucalol e selos.

Atualmente, dentre as diversas modalidades de colecionismo que pratica: loterofilia (mundo), cartofilia (postais e telefônicos), cartoons (humorísticos de náufragos), destacamos a sua coleção diferenciada que explora a temática da "Santa Ceia".
São mais de 200 peças, dos mais diversos matériais e tipos:  barro, madeira, acrílico, palha, imãs, postais, caixa de fósforo, vasos, relógios, bandejas, tapetes e canecas. Seu acervo é formado por peças do Brasil, Argentina, Peru, Itália,  Holanda, Espanha, Israel e Chile.


"Santa Ceia"  -  óeo sobre tela - artista plástico Almiro Borges
Primeira peça da coleção feito sob encomenda

Dentre as peças de sua predileção, José Passos,  destaca a do artesanato nordestino "batizada" por ele como a "Ciranda da Santa Ceia".
Vejamos mais algumas peças do seu acervo.
Fotografias:  Carlos Bessa (nosso correspondente em Salvador - BA).
Peças de barro - artesanato  nordestino



  





2 comentários:

  1. Ao Amigo José Passos, mando aqui de Lisboa, um grande abraço e votos de felicidades!!!Tive o prazer de conhecer pessoalmente esta sua coleccção que realmente é fabulosa!!! Rui Dias

    ResponderExcluir
  2. Meu bom amigo José Passos, foi um imenso prazer poder fotografar sua bela coleção de Ceias de Cristo. Melhor que ela só a de AMIGOS que vc tem, e que faço parte. Vc é uma pessoa especial, um exemplo a ser seguido. Gr abs, Carlos Bessa.

    ResponderExcluir