terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

FDC no Brasil - Um apelo aos Correios

Por Aluísio Queiroga, associado AFNB:

Coleciono selos do Brasil há muitos anos. Mais recentemente, me dediquei à Maximafilia e também ao colecionismo temático de algumas peças, como, por exemplo, os envelopes oficiais de primeiro dia, conhecidos como FDC, referentes às emissões do tema “Natal”.
FDC de Natal 1972 - Primeira emissão dos Correios

Em 1965 os Correios do Brasil emitiram o primeiro FDC e somente em 1972 esses envelopes voltaram a ser emitidos. Dentre os FDC de 1972 está o primeiro FDC alusivo ao Natal (RHM FDC-010 - C-764). A partir daí, as emissões dos FDC natalinos ocorreram de forma ininterrupta até 1996, sendo que até 1982 esses FDC podiam conter o carimbo CBC (Comemorativo), o carimbo de Primeiro Dia de Circulação ou os dois carimbos no mesmo envelope (CBC + 1º dia). Diga-se de passagem, a cada final de ano, desde 1966, são emitidos pelos Correios, ininterruptamente, selos postais relativos ao Natal.

A partir do Natal de 1983 os FDC natalinos trazem apenas os carimbos CBC (Comemorativos) que também passaram a funcionar como carimbos de Primeiro Dia de Circulação, regra estabelecida para todos os FDC a partir do início daquele ano.
Em setembro de 1997 os Correios pararam de emitir os FDC. O último FDC sobre o tema “Natal” foi emitido, portanto, em 1996 (RHM FDC-687 - C-2020). A partir do ano 2000, os Correios voltaram a emitir, esporadicamente, os FDC, mas até o ano de 2010, lamentavelmente, nenhum FDC alusivo ao Natal foi emitido.
FDC de Natal  1996 - última emissão dos Correios
As emissões de selos natalinos no nosso país passaram a constituir um evento quase que “oficial”, pois como já falamos, desde 1966 esses selos embelezam nossas coleções. Essas emissões são geralmente muito bonitas e revestidas pelo clima especial de congraçamento universal que envolve o Natal e, por essas razões, estou disposto a fazer um apelo aos Correios para que os FDC comemorando o Natal voltem a ser emitidos a cada final de ano.
Observação: O AFNB- Boletim Virtual fez uma matéria com Queiroga, em 26.11.2010, sobre o Primeiro Máximo Brasileiro, peça de sua coleção, para acessar o publicado clique aqui.

Um comentário:

  1. Caro, Tenho alguns FDCs emitidos pelo Clube Filatélico do Brasil anteriores (1959, 1965, etc...). Qual o valor dos mesmos para uma coleção?

    ResponderExcluir