quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cartões Postais - Brasília


"Brasília Florida - Entre Quadras"
Pedro Mattoso - associado AFNB,  um multicolecionador, é o autor da publicação abaixo. É um especialista da temática Brasília, e um estudioso dos envolvidos na produção de cartões  (fotógrafos e editores). Foi o orientador do Arquivo Público do Distrito Federal para as séries de cartões postais "A História de Brasília em Cartões Postais" e "Brasília - Templos em Cartões Postais". Transcrevemos alguns trechos de sua matéria publicada no Boletim AFNB de número 69.

"O colecionador de cartões postais de Brasília não encontra muita diversificação em seu objetivo. Desde os primórdios da construção e posterior inauguração as editoras concentram o foco na arquitetura e monumentos, sem atenção para os detalhes que os circundam.

Sobejam vistas, concentradas no Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Catedral, Teatro Nacional, Irejinha de Fátima, Santuário e Ermida Dom Bosco, Torre de Televisão, Memorial JK,  com limitada mudanda de ângulos. O mesmo aconte com os monumentos, convindo lembrar "Os Guerreiros (apelidado "Os Candangos"), "A Justiça", "O Meteoro", "Os Evangelistas", para ficarmos nos mais notórios.
"Brasília Florida - Palácio da Justiça"
Brasília Verde - Ponte JK
Os postais são despidos de presença humana ou de elementos que permitam situar a respectiva cronologia, a fim de que possam ser reeditados ininterruptamente. Existem vários que são reproduzidos há mais de 40 anos. A fuga da rotina ocorre quando inaugurados novas obras, como a Ponte JK, a Biblioteca Nacional de Brasília e o Museu Nacional.

Brasília Florida - Super Quadra Norte 316
  Eis que de repente, não mais que de repente, como dizia o poeta, surge uma série denominada " Brasília Florida", com 30 postais que exibem árvores e vegetação da capital brasileira, no período de floração e mesmo posteriormente, editada sob auspícios da FAC. A excelência do conjunto impõe um esboço do responsável.
Brasília Florida - Parque da Cidade
A autoria pertence a Luiz Clementino, baiano de Salvador, que está em Brasília desde 1963. Engenheiro civil formado pela UnB, tornou-se fotógrafo profissional, produzindo trabalhos jornalísticos e artísticos. Já realizou exposições em Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e no exterior (Cidade do México e Amsterdã).

Analisando os trinta cartões postais que compõem "Brasília Florida" verifica-se no reverso, com respeito da grafia, a distinção de "Brasília Florida" (20),  "Brasília Seca" (5), "Brasília Verde" (3), "Brasília à noite" (1) e "Céu de Brasília" (1).

A cartela, contendo os trinta postais, no valor de R$ 45,00, pode ser adquirida diretamente com Luiz Clementino, pelo e-mail fotoarteluizclementino@ gmail.com.
Brasília Seca - Complexo Esportivo
Brasília Florida - Catedral de Brasília


"Brasília Seca - Região do Boqueirão - Paranoá"

Nenhum comentário:

Postar um comentário