quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cartões-Postais - Papa João Paulo II - Beatificação 1 de maio de 2011

Nascido Karol Josef Wojtyla a  18 de maio de 1920, em  Wadovice, pequena cidade do sul da Polônia, próxima da Cracóvia, assumiu o nome de João Paulo II quando foi eleito Papa, sucedendo a João Paulo I. Tornou-se o primeiro papa “não italiano”, depois de quase cinco séculos, rompendo  tradição que vigorava desde o holandês Adriano VI, em 1522.

O processo de beatificação foi aberto em  13 de maio de 2005, quando o seu sucessor, o papa Bento XVI,  fez  exceção à regra do direito canônico, que prevê o decurso de 5 anos a partir do falecimento daquele que desfruta de fama de santidade,  tal como havia feito em relação à Madre Teresa  de Calcutá.  Monsenhor Stawomir Oder, que cuida do processo de beatificação diz, no livro “Why a Saint ?” que João Paulo II praticava a auto-flagelação para se aproximar de Deus e muitas vezes dormia no chão, atitude  peculiar ao ascetismo.
Clique no Cartão-Postal
para alterar o zoom
 








Em 14  de janeiro de 2011 Bento XVI aprovou decreto sobre milagre atribuído a João Paulo II, que curou o mal de Parkinson de que sofria a irmã Marie Simon Pierre Normand, religiosa do “Institut des Petites Soeurs des Maternités Catholiques”,  considerada inexplicável cientificamente. A cerimônia da beatificação ocorrerá em 1º de maio de 2011.



João Paulo II no colecionismo

As personalidades mundiais, e não há exceções no mundo cristão, são alvo de homenagens nas diversas espécies de coleções. Encontram suas figuras divulgadas em selos, cédulas, moedas, medalhas, cartões-postais, cartões telefônicos, além de fotografias, desenhos, pinturas e esculturas.







No caso de João Paulo II foi o Vaticano que teve o  maior número de iniciativas, notadamente na área dos selos, medalhas e moedas, porém o mundo inteiro lembra-o em milhares de peças colecionáveis.
          
O Brasil, que foi visitado quatro vezes por João Paulo II, dedicou-lhe medalha, em 1980, cartão-telefônico , sete selos (5 em 1980, 1 em 1991 e mais 1 post-mortem em 2005), carimbos comemorativos e centenas de cartões-postais. 

A próxima cerimônia de beatificação servirá de pretexto para lançamento de muitas outras peças em  todas as partes do mundo. Os colecionadores agradecem!  

Texto:  Hamilton Leite Cruz
Cartões-Postais: Coleção Pedro Mattoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário