sábado, 17 de setembro de 2011

Brasil - Símbolos Nacionais

No Brasil, o dia 18 de setembro é dedicado a comemoração dos "Símbolos Nacionais" -  Bandeira Nacional, Brasão, Hino Nacional e o Selo. No colecionismo, tanto a filatelia quanto a loterofilia têm contribuído para a sedimentação dos valores pátrios e históricos, neste particular,  divulgando as imagens ou manifestações gráficas  criadas para transmitir o sentimento de civismo.


BRASÃO
Desenho criado logo após a Proclamação da República, ainda no governo do primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca. O desenho é de Luís Gruder e a concepção do engenheiro Artur Zauer.



Bilhete de Loteria Federal do Brasil - extração 3984 - 16.11.05

BANDEIRA NACIONAL
O projeto foi idealizado em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, o desenho ficou a cargo de Décio Vilares.  A bandeira foi inspirada na do Império (de concepção do pintor francês Jean Debret). Foi de Benjamim Constant a sugestão de utilizar a  esfera zaul onde aparece a divisa positivista "Ordem e Progresso". Dentro da esfera esta representado o céu do Rio de Janeiro com  a constelação do Cruzeiro do Sul tal como apareceu às 8h30min do dia Proclamação da República - 15 de novembro de 1889. Em 1992, uma lei alterou a bandeira para permitir que todos os 26 estados e o Distrito Federal fossem representados.
Bilhete de Loteria Federal do Brasil - extração 3985, de 19.11.05


SELO
Criado pelo Decreto nr. 4, de 19 de novembro de 1889,  é formado por um círculo representando uma esfera celeste, idêntica à da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras "República Federativa do Brasil".



HINO NACIONAL
A música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva. E somente em 1909 foi colocada a letra poética por Joaquim Osório Duque Estrada.
A data 13 de abril é dedicado a homenagem do Hino Nacional e foi escolhida em razão de uma manifestação em desacato ao ex-imperador D.Pedro I, quando embarcava para Portugal no ano de 1831.
Bilhete de Loteria Federal do Brasil - extração 4233, de 12.04.08
Os selos expostos tiveram seu lançamento em 7 de setembro de 2010 - Série América:"Simbolos Nacionais". Arte de João Guilherme. Tiragem: 600.000 selos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário