quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Selos 2011 - Brasil - Caixas de Correio

No próximo dia 10 de outubro, acontece em Brasília-DF, o lançamento da Série  América sobre a história das Caixas de Correio no Brasil. São quatro selos retratando caixas de correios utilizadas desde a época do Império até os dias de hoje.
CAIXA DE CORREIO DO IMPÉRIO
CAIXA DE CORREIO DA REPÚBLICA
CAIXA DE CORREIO DCT
CAIXA DE CORREIO ATUAL

SOBRE A QUADRA
A quadra contempla em cada selo uma Caixa de Correio, correspondendo à época em que foi utilizada. Ao fundo, abrangendo toda a quadra, vê-se uma estrada, saindo do barro para o paralelepípedo até chegar ao asfalto, simbolizando a linha do tempo em que se utilizava cada uma dessas caixas: Império, República, DCT, e, por fim, os dias atuais. Na reprodução das caixas, em primeiro plano, foi utilizada a calcografia digital (técnica de gravação), na cor marrom escuro para a caixa do Império e verde esmeralda nas caixas da República e do DCT, preservando suas cores originais. A caixa atual se destaca das demais, num plano diferente, por meio do embossing (relevo seco) e verniz localizado, sugerindo a ideia de modernidade. Ao lado das caixas há a mensagem ENVIE CARTAS A QUEM VOCÊ AMA em tinta luminescente invisível, identificada apenas com a incidência de luz UV (ultravioleta).
DETALHES TÉCNICOS
Edital nº 22 Arte: Cecília Langer Processo de Impressão: Ofsete Folha com 24 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$2,00 cada selo Tiragem: 600.000 selos Área de desenho: 35,5mm x 35,5mm Dimensões do selo: 38mm x 38mm Picotagem: 11,5 x 11,5 Data de emissão: 9/10/2011 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fi ns de elaboração de material promocional). fonte: Correios
 

3 comentários:

  1. Bom dia. Estou fazendo uma pesquisa sobre o período inicial da República brasileira e gostaria de obter informações e imagens da caixa de correios utilizada no período, que é a que substituiu a coroa pela estrela, encimada no brasão das armas.
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por entrar em contato. Não temos as informações solicitadas. Sugerimos entrar em contato com os Correios sobre as informações. Acesse os correios através do link: "https://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=14822 informação".
      No final da página tem um campo "Deixe uma resposta" para contatos.

      Excluir
  2. Dados sobre o selo:
    Emissão 09/10/2011 - Série América: Caixas de Correio (caixas de coleta de correspondências) – Império, República, DCT, atual; Artista: Cecília Langer

    ResponderExcluir