quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Selos 2011 - Brasil - Caixas de Correio

No próximo dia 10 de outubro, acontece em Brasília-DF, o lançamento da Série  América sobre a história das Caixas de Correio no Brasil. São quatro selos retratando caixas de correios utilizadas desde a época do Império até os dias de hoje.
CAIXA DE CORREIO DO IMPÉRIO
CAIXA DE CORREIO DA REPÚBLICA
CAIXA DE CORREIO DCT
CAIXA DE CORREIO ATUAL

SOBRE A QUADRA
A quadra contempla em cada selo uma Caixa de Correio, correspondendo à época em que foi utilizada. Ao fundo, abrangendo toda a quadra, vê-se uma estrada, saindo do barro para o paralelepípedo até chegar ao asfalto, simbolizando a linha do tempo em que se utilizava cada uma dessas caixas: Império, República, DCT, e, por fim, os dias atuais. Na reprodução das caixas, em primeiro plano, foi utilizada a calcografia digital (técnica de gravação), na cor marrom escuro para a caixa do Império e verde esmeralda nas caixas da República e do DCT, preservando suas cores originais. A caixa atual se destaca das demais, num plano diferente, por meio do embossing (relevo seco) e verniz localizado, sugerindo a ideia de modernidade. Ao lado das caixas há a mensagem ENVIE CARTAS A QUEM VOCÊ AMA em tinta luminescente invisível, identificada apenas com a incidência de luz UV (ultravioleta).
DETALHES TÉCNICOS
Edital nº 22 Arte: Cecília Langer Processo de Impressão: Ofsete Folha com 24 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$2,00 cada selo Tiragem: 600.000 selos Área de desenho: 35,5mm x 35,5mm Dimensões do selo: 38mm x 38mm Picotagem: 11,5 x 11,5 Data de emissão: 9/10/2011 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fi ns de elaboração de material promocional). fonte: Correios
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário