terça-feira, 20 de março de 2012

SANTOS F.C - 100anosFundação

Série Clubes de Futebol - Rumo à Copa 2014
Centenário do Santos Futebol Clube / SP - Arte: Fabio Lody 
1o. Porte Carta Comercial -  Dimensões: 25 mm x 35 mm
Data de emissão:14 de abril de 2012
Sobre o selo:
Sobre o fundo branco, ao centro, o selo apresenta a logomarca do centenário do Clube nas cores branco e preto, tendo, na parte superior, a coroa e, na inferior, a faixa com a inscrição: 100 ANOS – MENINOS PARA SEMPRE. Como destaque, na moldura da logomarca, na coroa e na legenda da emissão foi aplicada cor em tons de dourado. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.

Texto descritivo do Edital:
Bicampeão Mundial de Clubes, tricampeão da Copa Libertadores da América e com a honra de ter revelado ao mundo o melhor jogador de futebol de todos os tempos - o Rei Pelé, o Santos Futebol Clube é a agremiação com mais gols marcados na história do futebol mundial: mais de 11.700 em 100 anos de vida.

Fundado em 14 de abril de 1912, o Santos ganhou nove títulos nacionais (1961 a 1965, 1968, 2002, 2004 e 2010). Em 2002 e 2004, o time foi campeão brasileiro e revelou grandes estrelas como Robinho, Elano, Léo e Diego. Em 2010, contou com o talento da dupla Neymar e Paulo Henrique Ganso, recémrevelados, para ganhar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Em 2011, com a volta de Elano à equipe, conquistou o bicampeonato paulista e sua terceira Copa Libertadores, título mais importante dos últimos 48 anos. O Santos FC já foi 19 vezes campeão paulista.

A estrada do Santos para o sucesso começou em 1956, quando chegou à Vila Belmiro, como é conhecido o Estádio Urbano Caldeira, o menino Pelé, que tinha apenas 15 anos. O Santos FC de Pelé tornou-se conhecido no exterior, viajou por todo o mundo, parou guerra, em 1969, e encantou multidões com a magia do futebol dos seus melhores jogadores. Formou um ataque memorável com Durval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Após a “Era Pelé”, o Santos FC continuou seu caminho de glórias. Em 1978, formou uma nova equipe vencedora, que ficou conhecida como “Meninos da Vila”.

Em 2002, quando completou 90 anos de história, o Santos FC retornou ao topo do futebol brasileiro, novamente, com uma equipe de jovens jogadores formados na Vila Belmiro. No ano seguinte, a equipe manteve-se forte, sendo vice-campeã do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América. Em 2004, venceu o Brasileirão, mais uma vez utilizando a base de dois anos antes.

Em sua geração atual, a equipe também tem grandes estrelas, a exemplo de Paulo Henrique Ganso e Neymar, que também tornaram-se grandes ídolos da Seleção Brasileira. Os experientes Léo e Elano, que estiveram nas duas últimas conquistas do Campeonato Brasileiro, em 2002 e 2004, retornaram ao time e são os líderes do elenco santista.

O ano de 2010 tornou-se um dos mais importantes na história do clube. Sob o comando do técnico Dorival Junior, o Santos FC conquistou de forma brilhante o Campeonato Paulista e o inédito título Copa do Brasil.

O ano de 2011 foi, ainda, mais especial e já se tornou um dos mais vitoriosos da história do Peixe, apelido da equipe no Brasil, que conquistou o bicampeonato Paulista e retornou ao topo da América ao vencer a Copa. Participou, também, do Mundial de Clubes da FIFA, em dezembro, no Japão.

Em comemoração ao Centenário do Santos FC, os Correios emitem um selo postal para homenagear o Clube que conquistou vitórias e revelou grandes craques do futebol brasileiro, durante cem anos de história. Este selo insere o Santos na série dedicada à Copa do Mundo de Futebol de 2014, destinada a destacar os clubes valorosos que se dedicam ao crescimento do Futebol no Brasil. fonte: Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário