quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fotografia - Dia do Índio - 19 de abril

O dia 19 de abril - Dia do Índio - foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no Brasil, em 1943. A data fica como alerta e reflexão a favor da preservação e ao respeito aos povos indígenas, responsáveis diretos pela diversidade cultural brasileira.

Homem Enawenê-Nawê
(Mato Grosso) - 2002
A influência da língua indígena no Brasil é significativa, foram incorporadas ao nosso dia-a-dia palavras como urubu, mandioca, abacaxi, mingau, peteca, pipoca, paçoca, xará, tamanduá, tapera, jacaré, jabuti, jibóia, cipó, cuia, cupim ... E por falar em nomes de cidades temos dezenas de nomes de origens indígenas: Araçatuba, Cuiabá, Curitiba, Macapá, Maceió, Caeté, Alhembi, Pindamonhagaba, Votorantin, ...

Atualmente existem no Brasil mais de 220 povos indígenas, que falam mais de 180 línguas diferentes, população estimada em mais de 750 mil pessoas.

Todas as fotografias publicadas são de Rosa Gauditano, apresentadas na exposição "Povos Indígenas no Brasil", realizada na Caixa Cultural Brasília no período de 1 de fevereiro a 9 de março de 2011, em Brasília.
Crianças Maxacali (Aldeia Santa Helena de Minas, Minas Gerais) - 2003
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário