segunda-feira, 9 de abril de 2012

Selo e Cartazes - Mazzaropi - Centenário de Nascimento

Cem Anos do Cinema Brasileiro
Selo coleção: Aluísio Queiroga
Em São Paulo,  no dia 9 de abril de 1912, nascia Amâncio Mazzaropi, um dos mais aclamados artistas brasileiros, ao todo fez 32 filmes (longas-metragens). Mesmo sendo criticado pela imprensa e pela elite  intelectual, deixou um legado importante na cultura nacional.

Ao lado temos o selo que faz parte da sextilha emitida em 1998 em homenagem aos 100 Anos do Cinema Nacional, O selo mostra a figura de Mazzaropi e faz menção a alguns filmes em que participou: "Floradas na Serra", "Sinhá Moça", "Tico-Tico no fubá" e o "Cangaceiro", todos realizados pela Cia Cinematográfica Vera Cruz.

"Mazzaropi foi um artista brasileiríssimo. De origem humilde, começou no circo, foi para o rádio, passou pela TV, e chegou ao cinema, onde estreou como ator até se tornar seu próprio produtor, diretor e distribuidor, consagrando-se como um dos maiores sucessos de bilheteria.
Cartazes dos filmes: "O vendedor de linguiça" e "Jéca Tatu"
Mazzaropi não fazia filmes sobre o Brasil. Mazzaropi fazia filmes para o Brasil.

Para o enorme público brasileiro que não perdia um filme sequer, ele contou histórias que abordavam o racismo, divórcio (que a lei então proibia), as religiões, política e falou até mesmo dos problemas da devastação da natureza
." fonte: www . museu mazzaropi

Cartazes dos Filmes "Tristeza do Jeca" e "Casinha Pequenina"

Nenhum comentário:

Postar um comentário