quarta-feira, 4 de abril de 2012

Selos 2012 - México - Dia Mundial da Síndrome de Down

No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março de 2012, o Serviço Postal Mexicano emitiu selo em comemoração ao marco.
Valor Facial: $13,50 pesos - Desenho: Sergio Barranca Rábado
Pintura: Lorena Véles / Direitos reservado da Fundação John Landgon Down A.C.
O 21 de março foi escolhido como Dia Internacional da Síndrome de Down porque a data se escreve como 21/3 (ou 3-21, em inglês) – uma alusão à trissomia do cromossomo 21, indicador da Síndrome de Down.
A denominação da síndrome vem do sobrenome do médico inglês John Langdon Down que, em 1866, fez as primeiras observações detalhadas sobre esse grupo de pessoas na sociedade. O que abriu espaço para estudo e tratamento.
A Síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural que acontece por motivos desconhecidos, na gestação, durante a divisão das células do embrião. É uma alteração cromossômica, quando crianças nascem dotadas de três cromossomos (trissomia) 21, e não dois, como o habitual. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada 800 partos, nasce uma criança com Síndrome de Down.
No Brasil, estima-se que essa alteração genética seja registrada em cerca de oito mil bebês por ano. Entretanto, ainda é grande a dificuldade de acesso a informações, profissionais e aparatos necessários para o pleno desenvolvimento das crianças nessa condição. fonte: Agência do Senado
FDC - Dia Mundial da Síndorme de Down

Nenhum comentário:

Postar um comentário