domingo, 27 de maio de 2012

Selos 2012 - Brasil - Animais da Fauna Brasileira

Gato-mourisco (Puma yagouaroundi)  e Jaguatirica Leopardus pardalis)
Lançamento marcado para ocorrer em 5 de junho de 2012, a série Animais da Fauna Brasileira contempla o Gato Mouricos e Jaguatirica, emissão Correios. Valor facial: 1o. Porte Carta Comecial, dimensões 36mm x 38mm e tiragem de 300.000 selos. Cartão postal tiragem de 3.000 copia

Texto descritivo do Ediatal.
Animais da Fauna Brasileira: Gato-mourisco e Jaguatirica
Nos selos postais brasileiros, os Correios têm divulgado espécies da fauna, a título de torná-las conhecidas e pela necessidade crescente de preservá-las em função da importância que exercem no meio ambiente.
Nesta emissão, os selos são ilustrados com as espécies de felinos popularmente conhecidos como jaguatirica e gato-mourisco.

Gato-mourisco (Puma yagouaroundi)
O gato-mourisco (Puma yagouaroundi), também conhecido como jaguarundi e gato-vermelho, é um felino de porte pequeno, com corpo de formato alongado devido à sua cabeça pequena, orelhas curtas, corpo esguio e cauda longa.
O comprimento de seu corpo varia de 49 a 83 cm e o de sua cauda de 31 a 52 cm, seu peso vai de 3 a 7,5 kg. Sua pelagem possui coloração uniforme, variando do pardo ao cinza escuro. Em algumas regiões, especialmente no Nordeste, possui coloração castanhaavermelhada.
Jaguarundis são encontrados desde o sul do Texas, ao longo da costa do México, na América Central e na América Latina até o norte da Argentina. No Brasil é uma espécie consideravelmente comum, ocorrendo em todos os biomas brasileiros em uma grande variedade de habitats, desde áreas florestadas até regiões de caatinga. Adapta-se a ambientes antropizados como áreas de pastagens e plantações.
Possui hábitos solitários, mas eventualmente podem ser observados aos pares. Sua atividade é predominantemente diurna, por isso é possível vê-los no campo com certa frequência.
Os gatos-mouriscos alimentam-se exclusivamente de carne, podendo atacar animais de pequeno porte como aves, roedores e pequenos répteis.

Jaguatirica (Leopardus pardalis)
A jaguatirica (Leopardus pardalis), também conhecida como gato-maracajá e gato-pintado, é um felino de porte médio e compleição robusta. O comprimento de seu corpo varia de 66 a 105 cm e sua cauda de 30 a 50 cm; seu peso vai de 6,5 a 15 kg.
Sua pelagem é em tons de amarelo com ocelos escuros distribuídos ao longo do corpo, que se unem de maneira a quase formar bandas emendadas na região do pescoço e nas laterais do corpo. As regiões do ventre e da garganta são esbranquiçadas. Possui também uma mancha branca atrás da orelha.
As jaguatiricas são encontradas do sul do Texas ao longo da costa do México, na América Central e na América Latina até o norte da Argentina. Habitam uma grande variedade de habitats, desde que tenha certa cobertura vegetal, evitando áreas completamente abertas. No Brasil, é uma espécie consideravelmente comum, ocorrendo em todos os biomas brasileiros em uma grande variedade de habitats, exceto no sul do Rio Grande do Sul.
Animal de hábito solitário, dificilmente é observado em pares. Possui atividade no horário crepuscular-noturno, apesar de eventualmente ser observado em atividade durante o dia. Apresenta o hábito alimentar estritamente carnívoro, se alimentando de uma diversidade grande de itens, mas principalmente de mamíferos de pequeno e médio porte, aves e répteis. Comumente gera conflitos com a população humana, devido à predação de aves domésticas.
As duas espécies divulgadas são ameaçadas pela destruição de seus habitats e consequente diminuição na disponibilidade de presas; também são caçadas por retaliação ao ataque de animais domésticos. Na lista nacional de espécies da fauna ameaçadas de extinção, apenas uma subespécie (Leopardus pardalis mitis) consta como ameaçada de extinção, e é classificada como “Menos preocupante (LC)” pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).
Rose Gasparini Morato Analista Ambiental - CENAP / ICMBio / MMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário