terça-feira, 19 de junho de 2012

Dia do Cinema Brasileiro - Colecionismo

Dia 19 de junho, dia do Cinema Nacional, foi escolhido pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). Neste data no ano de 1889 o primeiro filme em movimento genuinamente brasileiro foi rodado, pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil. Este filme se chamava “Vista da baía de Guanabara” e era um documentário com cenas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Sextilha em homenagem aos "Cem Anos do Cinema Nacional"
emissão de 1998
Abaixo temos um cartaz em homenagem ao dia do Cinema Brasileiro, quadra de selos da Série Cinema Brasileiro com carimbo de primeiro dia (19.6.1990), máximo postal da série "Cinema Brasileiro" - Oscarito -  ECT   (peça da coleção de Aluísio Queiroga) e quatro bilhetes de Loteria Federal do Brasil  da Série personalidades.




Os quatro selos, representados na quadra, máximo e bilhetes de loteria,  apresentam elementos básicos em sua composição: a figura do artista e um momento significativo do seu trabalho. Com especial destaque aparecem as figuras de Adhemar Gonzaga, Carmem Santos, Carmem Miranda e Oscarito, tendo ao fundo cenas de filmagens e de filmes em que participaram quer como diretor, que como atores. O fundo de cada selo tem envolvimento característico da época e da personalidade de cada artista homenageado. fonte correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário