sexta-feira, 7 de setembro de 2012

"Independência do Brasil" - Colecionismo II

Comemoramos hoje, 7 de setembro, o aniversário de 190 anos da emancipação política do Brasil. O responsável por este rompimento, fim da domínio português, Dom Pedro I é personagem central da história da "Independência do Brasil".
 
O dinheiro, o selo, o cartão, o bilhete de loteria, a fotografia e tantos outros tipos de colecionáveis são importantes meios de comunicação para propagar e consolidar os acontecimentos e fatos históricos do país.
A exemplo do que publicamos em 5 de setembro de 2010, 'Independência do Brasil'- Colecionismo, apresentamos mais alguns tipos de peças de coleção referentes a temática. 
 
Telecartofilia
 
Série de quatro cartões telefônicos formando um painel estilizado do quadro de Pedro Américo "Independência ou Morte!", mais conhecido como "O grito do Ipiranga", óleo sobre tela de 1888. Cartões da Telefônica.
Neste quadro de 1922, o pintor Augusto Bracete retrata "Os Primeiros Sons do Hino da Independência", mostrando o Imperador D. Pedro I ao Piano - Cartão do Sistema Telebras, lançado em 1998.
 
Sabre em aço, ouro e marfim que pertenceu ao Imperador D. Pedro I sobre a bandeira do Primeiro Reinado (cópia) que guarneceu a câmara ardente montada para a chegada dos restos mortais do Imperador em 1972 - Sesquicentenário da Independência. Cartõa do Sistema Telebrás, lançado em 1998.
 
Maximafilia - A harmonia de uma peça filatélica formada pela união do cartão-postal, selo postal e do carimbo filatélico, todos convergentes para uma mesma temática, caracterizam o máximo postal.
 
Postal: D. Pedro I, óleo de Benedito Calixto, Ed. Museu Paulista da USP
Selo: Sesquicentenário da morte de D. Pedro I - 24.09.1984 - D. Pedro I - Rio de Janeiro - RJ
Obliteração: 1º dia de circulação -  Rio de Janeiro - RJ- 07.09.2010
Peça da coleção de Aloísio Queiroga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário