sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Selos 2012 - Brasil 100 Anos Universidade Federal do Paraná

Belo conjunto de selo e de carimbo comemorativo do Centenário da Universidade Federal do Paraná - UFPR,  deverão entrar em circulação dia 19 de dezembro de 2012, emissão dos Correios do Brasil.

Sobre o selo
A imagem apresenta a reprodução de uma foto, em tonalidades da cor cinza, do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, construído em 30/08/1913, tendo à frente a Praça Santos Andrade, no centro da cidade de Curitiba/PR. Na margem esquerda do selo, a logomarca do centenário com a inscrição “100 Anos da UFPR 1912- 2012”. Foram utilizadas as técnicas de fotografia com computação gráfica.

Detalhes técnicos
Edital nº 22 Arte: Angelo José da Silva Processo de Impressão: Ofsete Folha com 30 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$ 1,20 Tiragem: 300.000 selos Área de desenho: 39mm x 21mm Dimensões do selo: 44mm x 26mm Picotagem: 11 x 11,5 Data de emissão: 19/12/2012 Local de lançamento: Curitiba/PR Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2015 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).
 
Texto descritivo do edital
Centenário da Universidade Federal do Paraná/UFPR
Identidade educacional, cultural e cidadã
A Universidade Federal do Paraná – UFPR completa 100 anos no dia 19 de dezembro de 2012. Aliaram-se na iniciativa de sua criação, em 1912, as forças políticas, intelectuais e econômicas do Estado.
O ciclo econômico da erva mate demandou profissionais com competências e habilidades complexas, como engenheiros, advogados e profissionais da saúde, fomentando a criação de uma instituição para promover a reflexão, a intelectualidade e os talentos necessários a uma sociedade em desenvolvimento. Os paranaenses, à época, ousaram criar uma Universidade, já com múltiplos e complexos cursos em áreas distintas do conhecimento humano.
Federalizada em 1951, a UFPR alcançou os objetivos dos seus fundadores ao construir uma identidade educacional, cultural e cidadã para o estado do Paraná. Hoje, a Universidade associa tradição, modernidade e inclusão social no seu cotidiano, elementos indispensáveis à excelência do ensino, na pesquisa, na extensão e na construção de uma sociedade mais justa, humana e democrática.
No início eram 97 alunos e 5 cursos superiores: Direito, Engenharia, Farmácia, Odontologia e Medicina. Em seu centenário, a Universidade Federal do Paraná oferece mais de 100 habilitações em graduação, e 111 cursos de mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento, entre outras oportunidades de aprimoramento a cerca de 31 mil alunos. Desenvolve, também, com a comunidade inúmeros programas e projetos de extensão, com o foco nos direitos fundamentais da cidadania. É, juntamente com seus servidores, docentes, técnicos administrativos em educação e discentes, protagonista no cenário da ciência, tecnologia e inovação, além de ser a maior fonte de patentes do Paraná.
A expansão da UFPR motivou a criação de múltiplos campi, sendo 4 em Curitiba e os outros em Pontal do Paraná, Matinhos e Palotina, no interior do estado, compondo mais de 9 km² de área física. Disponibiliza atendimentos à saúde humana com 2 hospitais universitários, em Curitiba, e à saúde animal por meio de 2 hospitais veterinários, em Curitiba e em Palotina.
Por meio desta emissão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos homenageia a Universidade Federal do Paraná, que em seu centenário se revela repleta de êxito, pois alcançou o sonho de seus fundadores, ultrapassando suas fronteiras, contribuindo com o progresso do Brasil e estendendo suas ações e reconhecimento para além dos limites da Nação.
Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal do Paraná
Fonte das informações: Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário