sábado, 29 de dezembro de 2012

Sorte da Arte - Pintores Brasileiros - Pinacoteca da CEF

A Caixa Cultural apresenta a exposição "Sorte da Arte", no período de 12 de dezembro/2012 a 03 de março/2013. Terça-feira a domingo, das 9 às 21h. Caixa Cultural Brasília - Galeria Acervo.
 
O acervo exposto apresenta obras de Djanira, Di Cavalcanti, Glauco Rodrigues, Francisco Rebolo, Carlos Scliar, Aldemir Martins, Aluísio Carvão, Glênio Bianchetti, Antonio Poteiro, Darel Valença Lins e João Câmara.

As obras em exposição tem uma característica em comum, todas foram retratadas em bilhetes de Loteria Federal, extrações especiais, iniciativa pioneira da CAIXA em popularizar as artes plásticas junto à população brasileira.

O programa de popularizar as artes plásticas  teve início a partir do final do ano de 1967, quando a CAIXA encomendou a mais de três dezenas de artistas a criação de obras de arte com a temática de suas principais extrações: Inconfidência Mineira, São João, Independência, Natal e Carnaval.

As imagens das obras de arte foram extraídas do folder oficial da exposição " Sorte da Arte", as dos bilhetes de loteria são de coleção particular.
DI CAVALCANTI
INDEPENDÊNCIA
Óleo Sobre Tela, 80 x 100 cm, 1969
 
Bilhete de Loteria Federal do Brasil
Extração da Independência - nr. 695
Seis de Setembro de 1969
ANTÔNIO POTEIRO
SÃO JOÃO
Óleo Sobre Tela, 100 x 120 cm, 1984
Bilhete de Loteria Federal do Brasil
Extração de São João - nr. 2063
Dezoito de Abril de 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário