sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval no Brasil

Bilhete de Loteria Federal  1986
A história do carnaval do Brasil está ligada às comemorações que aconteciam em Portugal por ocasião da entrada do período que antecedia a Quaresma. O “adeus a carne”, em latim “carne vale”, característico do período de privações durante a Quaresma, deu origem ao nome da festa que antecedia este período. Estas celebrações, chamadas de Entrudo, foram migradas para o Brasil durante os séculos XVII e XVIII.

As festas aconteciam na rua, onde os foliões borrifavam água, limões de cheiro, farinhas, lama e até lixo uns nos outros. Famílias mais abastadas promoviam festas privadas, em suas casas. 
Mosaico (fotomontagem) contendo várias estrações da loteria série Carnaval
Com a mudança da corte portuguesa para o Brasil, no início do século XIX, novas tradições foram trazidas com a introdução de bailes luxuosos a exemplo do que acontecia nos salões da Europa. As músicas que embalavam os bailes eram a valsa, a quadrinha, maxixe e o schottish.
Bilhete Loteria Federal - 1998
Somente no final do século XIX, foram compostas músicas exclusivamente para o Carnaval. Em 1889, a maestrina Chiquinha Gonzaga compôs a marcha “Abre Alas”, para a primeira agremiação carnavalesca do Rio de Janeiro – Rancho Dois de Ouro.


Já no início do século XX, tivemos os primeiros concursos de música carnavalesca, com a explosão de marchinhas revelando compositores como Ary Barroso, Lamartine Babo e Braguinha. Este gênero musical foi responsável pela popularização do carnaval, pois dava nova dinâmica na animação carnavalesca.
Bilhete Loteria Federal - 1998


Surgem os primeiros blocos carnavalescos, cordões e o “corso” - cortejo de automóveis decorados, dando origem aos carros alegóricos. As fantasias de pierrô, arlequim e colombina, tornaram tradicionais dos bailes em clubes, nas manifestações de rua os foliões se fantasiavam de palhaços, marinheiros, odaliscas, piratas e de “miseráveis” blocos de sujos.

Também neste período, anos 30, foram iniciados os primeiros movimentos de oficialização das escolas de samba, visto que as rodas de sambas não eram bem vistas pela sociedade. Com a criação da escola de samba, no Rio de Janeiro, o carnaval de rua ganhou novo formato.

Atualmente o carnaval move a economias das principais cidades brasileiras, principalmente o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife. Movimentando setores de turismo, tráfego aéreo internacional e na geração de empregos de mão de obra especializada e qualificada (decoração, moda, engenharia,  hotelaria e artesã).
Bilhete Loteria Federal - 1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário