quarta-feira, 27 de março de 2013

ERNESTO NAZARETH - 150 Anos

A data de 22 de março de 2013, merecia uma publicação especial em homenagem ao aniversário de  150 anos do nascimento de Ernesto Julio Nazareth (1863-1934), pianista e um dos compositores mais importantes do Brasil, autor de 211 peças completas para piano.

Dentre suas obras mais conhecidas, consideradas clássicas da Música Popular Brasileira, temos "Odeon", "Brejeiro", "Confidências", "Fon-fon" e "Apanhei-te, cavaquinho" composição classificada como choro. Vale ressaltar que apenas nos EUA, ele teve suas canções gravadas mais de 200 vezes. Heitor Villa Lobos dedicou a ele a peça "Choros  1", para violão.

O  sesquicentenário de nascimento de Ernesto Nazareth não consta da "Programação Filatélica de 2013", definida pela Comissão Filatélica Nacional. Infelizmente não teremos emissão oficial de selo comemorativo ou especial para o evento, tal fato contribui para amnésia cultural e fortalece a corrente expressão "Brasil um país sem memória".
Ernesto Nazareth -150 Anos de Nascimento


Um comentário:

  1. Como podemos fazer para sugerir a emissão de um selo em homenagem ao Nazareth? No ano que vem haverá mais uma data redonda: 80 anos de morte do Nazareth.

    ResponderExcluir