quinta-feira, 7 de março de 2013

Luta Contra a Discriminação Racial - Brasil

Lançamento previsto para ocorrer dia 21 de março de 2013, pelos Correios do Brasil. O selo faz parte da série América: Luta Contra a Discriminação Racial e apresenta três rostos em perfil, simbolizando a diversidade racial.

O perfil na cor preta se estende até a representação da luta contra a discriminação racial, ao centro da margem inferior. A figura do perfil colorido com estampas destaca pessoas negras em situação cotidiana, profissionais, família e atletas, em igualdade de oportunidades, caminhando sobre uma rampa que se transforma na faixa central da bandeira brasileira, representada ao lado direito do selo. No lado esquerdo da composição, o desenho do Congresso Nacional sob os símbolos da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP e da Organização das Nações Unidas.
Arte: Ariadne Decker/Meik - Dimensões: 59 mm x 25 mm - Folha com 24 selos
Porque da escolha da data de lançamento:
           "No dia 21 de março de 1960, em Sharpeville, África do Sul, a polícia do apartheid, regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994, atirou contra um grupo de manifestantes desarmados, matando 69 e ferindo 180 pessoas. Na origem do protesto estava o repúdio à Lei do Passe, que constrangia e humilhava a população negra, cerceando sua liberdade de circulação. O episódio, de grande impacto internacional, ficou conhecido como “Massacre de Sharpeville”. fonte: Edital 2 Correios 

“Sonho com o dia em que todos se levantarão e 
compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”. 
Nelson Mandela


Nenhum comentário:

Postar um comentário