segunda-feira, 13 de maio de 2013

Convite - 23a. Conferência Geral - Conselho Internacional de Museus - 10-17 agosto de 2013

Transcrevemos convite/mensagem recebido do Museu de Valores do Banco Central do Brasil, Sra. Telma Ceolim, a respeito da realização da Conferência Geral do Comitê Internacional de Museus Monetários e Bancários, a ser realizado no Rio de Janeiro.

"Aos prezados amigos e colaboradores do Museu de Valores, em especial os estudiosos das ciências numismáticas e colecionadores, para ler e divulgar:
  
Conforme já comentei com alguns, nosso Museu irá sediar em agosto deste ano, no Rio de Janeiro, a reunião anual do Comitê Internacional de Museus Monetários e Bancários (ICOMON), órgão do qual faz parte.

Este órgão está inserido no ICOM – International Council of Museums -  uma organização internacional de museus e profissionais de museus, filiada à Unesco, a quem está confiada a conservação, a preservação e a difusão do patrimônio mundial – cultural e natural. É  composta de cerca de 2.000 museus de todo o mundo e 171 comitês que tratam dos mais variados temas, e um deles é o ICOMON – Comitê Internacional de Museus Monetários e Bancários.

O ICOM promove, a cada três anos uma conferência internacional, onde, paralelamente, seus comitês também se reúnem. Esse evento, que é considerado o maior encontro mundial de profissionais de museus, ocorrerá pela primeira vez no Brasil (e na América Latina), entre os dias 12 e 16 de agosto de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Dentro desse evento, o Museu de Valores irá receber os membros do ICOMON, e podem participar todos os interessados nos temas relativos à história monetária e numismática, mesmo que não sejam membros do ICOMON.

Por isso estou convidando vocês a participarem conosco. É só se inscrever no site http://www.icomrio2013.org.br/pt .

Quem não puder participar de todo o evento (que é bem interessante), sugiro se inscreverem (taxa reduzida) pelo menos para a quarta-feira e quinta-feira, pois teremos dois assuntos de seu interesse:

·         Quarta:  mesa redonda sobre “Melhores Práticas de Conservação de Peças Numismáticas”, coordenada pela Sra. Karen Lee, curadora do Acervo Nacional de Numismática do Museu Nacional de História Americana (com tradução simultânea), o que sabemos sempre gera um debate caloroso. Para esse painel já temos alguns trabalhos inscritos. Caso queiram apresentar algum trabalho, sejam bem vindos! (instruções em anexo)

·         Quinta: visita à Casa da Moeda com 80 vagas para os primeiros que se inscreverem. Lá teremos uma visita guiada especial, almoço, transporte para ida e, no retorno, coquetel no prédio do Mecir, antiga Caixa de Amortização, na Avenida Rio Branco, 30, onde participarão da abertura de uma exposição belíssima e inédita (surpresa por enquanto...), evento histórico que representará a reabertura daquele prédio tombado pelo Iphan à visitação pública.

O tema central do encontro como um todo será “Educação Financeira no Museu Monetário - contribuição para o desenvolvimento social”mas sempre se faz questão de abrir esse painel para tratarmos da conservação dos acervos.

Aqueles que tiverem alguma intenção de participar, mesmo que ainda não decidida, peço por favor que entrem em contato comigopois estamos reservando algumas vagas especiais para vocês.

Grande abraço a todos e obrigada pelo apoio que têm dado ao Museu de Valores!

Telma Cristina Soares Ceolin
        Chefe do Museu de Valores  
        Depef - Departamento de Educação Financeira
        Direc/Depef/Museu"

Nenhum comentário:

Postar um comentário