quinta-feira, 20 de junho de 2013

Brasil - Força Naval sob o comando de Jerônimo de Albuquerque

Bela peça filatélica - selo e carimbo - homenageiam os 400 anos da Força Naval sob o comando de Jerônimo de Albuquerque, com previsão de lançamento para o dia 26 de junho de 2013.
 Sobre o selo
O selo reproduz "A flotilha comandada por Jerônimo de Albuquerque", de Carlos Kirovsky, uma aquarela sobre o papel de 50 por 74 cm, de 2006. O quadro pertence ao acervo da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e encontra-se, atualmente exposto na Sala 2 do Museu Naval, localizado na Rua Dom Manuel, nr. 15, centro do Rio de Janeiro. A técnica utilizada foi fotografia e computação gráfica.

Texto descritivo do Edital
400 ANOS DA FORÇA NAVAL SOB O COMANDO DE JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE
O esforço despendido pelos habitantes do Brasil na proteção de seus lares e, consequentemente, na manutenção da integridade do território, antecede em muito a sedimentação na nacionalidade a partir da Independência. Durante o Período Colonial, quando fragmentos do Estado português aqui se estabeleciam sob o comando dos Governadores-Gerais e Vice-Reis, o elemento humano para se contrapor às tentativas de invasão de outras potências européias era recrutado dentre os habitantes da terra, gente simples e desbravadora, muitos nascidos na América portuguesa, que pegaram em armas para defender a Coroa, mas, antes de tudo, suas famílias e seu modo de vida.
Na segunda grande tentativa francesa de subtração de uma parte da Colônia portuguesa para seu usufruto, a ocupação do Maranhão entre 1612 e 1615 – o efêmero estabelecimento da “França Equinocial” –, um natural do Brasil, mestiço como boa parte dos que viviam ao longo do litoral, desempenhou papel fundamental para a expulsão do invasor.
Há 400 anos, Jerônimo de Albuquerque era o primeiro natural do Brasil a assumir o comando de uma força naval empregada em operações militares, uma flotilha formada por embarcações a vela denominadas de caravelões. Foi essa força naval que, por ordens diretas do Rei Felipe III, suspendeu de Recife em junho de 1613, conduzindo aproximadamente cem homens, para realizar os primeiros ataques aos redutos franceses estabelecidos ao longo do litoral maranhense.
Contudo, o invasor tinha construído uma sólida fortificação na Ilha de São Luís, bem guarnecida por tropas, o que prolongou as operações militares até novembro de 1615. Durante todo esse tempo, Jerônimo de Albuquerque esteve sempre na linha de batalha, à frente de grandes grupos de índios flecheiros ou liderando colunas em marcha pelo sertão, acossando fortes ou comandando caravelões. Participação tão intensa que mereceu do rei a titulação de Capitão-Mor da Conquista do Maranhão e fez com que fosse reconhecido até sua morte, em 1618, pelo nome Jerônimo de Albuquerque Maranhão.
Por meio desta emissão, os Correios evidenciam a importância histórica de Jerônimo de Albuquerque para a defesa do território brasileiro durante as invasões francesas, bem como celebram os 400 anos da Força Naval que sob seu comando iniciaram as ações para a conquista do Maranhão aos franceses.
ARMANDO DE SENNA BITTENCOURT
Vice-Almirante (refº-EN)
Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha
DETALHES TÉCNICOS
Edital nº 10 Artista: Carlos Kirovsky Processo de Impressão: Ofsete Folha: 30 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: 1° Porte Carta Comercial Tiragem: 540.000 selos Área de desenho: 35mm x 25mm Dimensões do selo: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 26/6/2013 Local de lançamento: Recife/PE Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2016 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário