terça-feira, 9 de julho de 2013

28ª Jornada Mundial da Juventude - Visita do Papa Francisco ao Brasil

Sobre o selo
A imagem traz, em primeiro plano, o rosto afável e sorridente do Papa Francisco, irradiando simpatia e simplicidade, no gesto de emissão de benção. Ao fundo, a representação da vista da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor, símbolo escolhido para o evento da 28 Edição da Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio2013. As cores verde, azul e amarelo, usadas para compor a marca da JMJ Rio2013, estão presentes na natureza exuberante da cidade e na bandeira brasileira. Acima da bandeira, a logomarca oficial da JMJ Rio2013. A técnica utilizada na confecção da ilustração foi aquarela sobre papel.
Facial: R$ 1,80 - Dimensões: 40 x 30 mm - Lançamento: 23/7/2013
Designer: Fernando Lopes - Edital 12/2013
Texto descritivo do Edital 12/2013
Jornada Mundial da Juventude - JMJ Rio2013: 
Visita do Papa Francisco ao Brasil
“Foi por causa dos pobres que pensei em Francisco”
A Jornada Mundial da Juventude, encontro internacional dos jovens com o Papa, será realizada no Rio de janeiro, no período de 23 a 28 de julho de 2013. Tendo por lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), o evento contará com a presença do Papa Francisco, eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, sendo o 266º Papa da Igreja Católica e atual chefe do Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou do papado em 28 de fevereiro de 2013.

Ele é o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, o primeiro Papa do continente americano, do hemisfério sul, e o primeiro não-europeu investido como bispo de Roma em mais de 1.200 anos. Ao ser eleito, o novo pontífice escolheu o nome de Francisco, em uma referência a São Francisco de Assis, devido à sua simplicidade e dedicação aos pobres.
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, é de família de imigrantes italianos. Seu pai, Mario Bergoglio, nascido em Portacomaro, era um trabalhador ferroviário e sua mãe, nascida em Buenos Aires, de pais genoveses, era dona de casa.
Em março de 1958, o Papa Francisco ingressou no noviciado da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas. Fez o juniorado em Santiago/Chile. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Em 1973, emitiu seus últimos votos na Companhia de Jesus, foi nomeado Mestre de Noviços, no Seminário da Villa Barilari, em San Miguel e eleito superior provincial dos jesuítas, na Argentina.
Foi designado, em 20 de maio de 1992, pelo Papa João Paulo II, bispo auxiliar de Buenos Aires, sendo nomeado, em 3 de junho de 1997, arcebispo coadjutor de Buenos Aires, tornando-se arcebispo metropolitano de Buenos Aires, no dia 28 de fevereiro de 1998.
Em 30 de novembro de 1998, tornou-se ordinário para os fiéis de rito oriental, sem ordinário próprio, na Argentina. No Consistório Ordinário Público realizado no dia 21 de fevereiro de 2001, presidido pelo papa João Paulo II, recebeu o título de cardeal-presbítero de São Roberto Berlamino.
Durante a viagem apostólica ao Brasil, Sua Santidade, entre outras atividades, celebrará, no dia 24 de julho de 2013, uma missa em São Paulo, no Santuário Nacional de Aparecida, ao lado do Cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida. No último dia do Encontro, 28 de julho, rezará a Santa Missa para a 28ª Jornada Mundial da Juventude, no Campus Fidei, em Guaratiba. A cerimônia de despedida será realizada no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim – Rio de Janeiro, com discurso do Santo Papa.
Por meio dessa emissão, os Correios marcam a importância da visita do Papa Francisco ao Brasil, por ocasião da JMJ Rio2013, considerada o maior evento mundial direcionado aos jovens.
Comitê Organizador Local JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário