sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Formiga-de-estalo - Máximo Postal


Emissão: Formigas do Brasil - 05 de junho de 2013
Postal: Formiga-de-estalo - Ed. Schimittstamps - ref 402
Obliteração: Alusiva à emissão - 05 de junho de 2013
Coleção: Aluísio Queiroga
Formiga-de-estalo - A formiga Odontomachus bauri Emery, 1881 é encontrada desde a América do Sul até as ilhas do Caribe na América Central, em ambientes secos e quentes. Seus ninhos podem ser encontrados no chão (embaixo de troncos podres) ou em bromélias sobre as árvores e abrigam de dezenas a centenas de indivíduos.
Elas caçam insetos vivos ou recém-mortos no chão das matas ou na copa das árvores e os levam para dentro dos ninhos para alimentar suas larvas. Para isso, utilizam suas poderosas mandíbulas, que funcionam como uma mola, acumulando energia enquanto estão abertas e fechando com uma velocidade de cerca de 100 Km/h em menos de 1 segundo, para prender uma presa ou agarrar um inimigo. O inseto capturado vivo pode ficar preso entre as mandíbulas ou até mesmo ser esmagado até a morte.
São chamadas de formiga-de-estalo porque o movimento de fechamento das mandíbulas produz o som de um estalo, característico de formigas do gênero. Quando não conseguem agarrar a presa ou precisam fugir de um predador, batem uma mandíbula contra a outra, projetando-se para trás a uma distância cerca de 20 vezes o tamanho de seu corpo.
Além das mandíbulas, as formigas-de-estalo possuem um ferrão na região posterior. O veneno injetado pode causar a paralisia ou morte, dependendo do tamanho do inseto. Crianças ou adultos podem ser ferroados várias vezes ao tentarem manipular essas formigas, sofrendo com a vermelhidão, dor intensa e inchaços locais.
fonte: Correios/ Prof. Dr. Odair Correa Bueno - Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências de Rio Claro da UNESP

2 comentários:

  1. Aqui em meu quintal tem uns quatro ninhos espalhados. Já tomei algumas ferroadas que doem um pouco mas em dez minutos nada mais senti. Elas são carnívoras e estão acabando com as baratinhas pretas da terra. Gosto das baratinhas pois me auxiliam a decompor os orgânicos de minha compostagem junto com as minhocas e pulgas da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo muito tempo sentado diante de um computador, o que de alguma forma concorreu para o surgimento de uma inflamação do osso Cóccix, chamada Coccidinia, termo científico que descreve a inflamação da região do cóccix, último osso da coluna, que é formado por até cinco vértebras. O quadro está associado a dor e sensibilidade na ponta do cóccix entre as nádegas. Nos últimos 6 meses enfrento esta peleja entre semanas com melhoras, e até cura, mas o problema sempre reaparece.
      A novidade que nos motivou a fazer este comentário surgiu ontem à noite. Por volta das 21 horas, desliguei o computador, e sentindo fortes dores no cóccix, fui até a varanda pegar minha tolha de banho, coloquei-a no ombro e segui para o banheiro. No meio do caminho senti algo queimando no ombro onde coloquei a toalha. No banheiro percebi dois pontos vermelhos e corri para debaixo do chuveiro para lavar a pele afetada. Depois do banho notei que o local estava um pouco inchado. Na sala achei o causador do problema, que acidentalmente eu havia pisado e matado - uma formiga de estalo. Desde menino conhecíamos o veneno daquela formiga, que já nos havia ferroado umas 4 vezes ao longo da vida, no mínimo. Fiquei mais tranquilo, passei uma pomada de assadura no local e fui dormir. Bela surpresa ao amanhecer, a dor e inflamação do cóccix haviam desaparecido totalmente sem que eu usasse qualquer medicamento.

      Excluir