domingo, 4 de agosto de 2013

Revolta do gueto de Varsóvia - Selo comemorativo

A emissão de 19 de abril de 2013 dos correios poloneses - Poczta Polska - faz homenagem aos "70 º Aniversário da revolta do gueto de Varsóvia".

   "Os alemães estabeleceram o gueto no coração de Varsóvia por eles ocupada no ano 1940 onde toda a população judaica  da capital da Polônia foi obrigatoriamente deportada. Três anos depois, durante a liquidação do gueto pelos alemães durante o Holocausto, os judeus revoltaram-se, escolhendo a morte na luta, e não a ida para os campos de extermínio.
    Os rebeldes da Organização Judaica de Luta e Associação Judaica Militar defenderam-se por quase um mês, de 19 de Abril até os meados de Maio do ano 1943. Após a supressão da sublevação, o bairro inteiro ficou destruído, e  dentre dezenas de milhares dos habitantes do gueto foram salvas algumas centenas. Hoje, os últimos vivos participantes da sublevação, em Isarel são lembrados com honra, e a própria sublevação foi considerada como um dos eventos mais importantes na história da nação judaica". fonte: site pt.poland.gov.pl

FDC - Selo:  designer de Marzana Dabrowska - Dimensões: 31,25 x 43 mmm

Nenhum comentário:

Postar um comentário