terça-feira, 6 de agosto de 2013

Robert Capa - Centenário de Nascimento

O Banco Nacional da Hungria, para comemorar o centenário de nascimento de Robert Capa, agendou o lançamento de uma moeda de ouro para o dia de seu aniversário 22 de outubro de 2013. A moeda faz parte da série " a menor moeda de ouro do mundo".
Valor Facial: 5000 Forint - Metal: Ouro (999) - Peso: 0,5 g  - Diâmetro: 11 mm
Tiragem: 5 mil peças - Designer: George Anthony Illyés (EL) e Kazer (HK)
Robert Capa, nome de batismo Andre Ernő Friedman, nasceu em Budapeste (Hungria) em 22 de outubro de 1913, fotógrafo autodidata foi o mais célebre dos correspondentes de guerra do século XX. A sua obra é um manifesto contra a guerra, a injustiça e a opressão.

Capa cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século passado:  Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Mundial, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina. Morreu cobrindo a Guerra da Indochina ao pisar sobre uma mina terrestre, em 25 de maio de 1954, em Thai Binh (Vietname).

A sua importância para fotografia mundial traduz na criação de uma premiação especial que leva o seu nome medalha de Ouro Robert Capa. Premia as reportagens internacionais, publicadas no Estados Unidos, que se enquadram em ""exigentes de excepcionais iniciativas e coragem".

Imagens e Fotografias de Robert Capa
fonte pesquisa: wikipédia / caminhosdojornalismo.wordpress / fotografeumaideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário