quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Brasil - MARCO ZERO, Amapá: o meio do mundo

Dimensões do selo: 25 x 59 mm -  Lançamento 22.9.2013
Artista: Fernanda Almeida
SOBRE O SELO
O selo evidencia a verticalidade do Monumento do Marco Zero. Ao fundo, destaca-se o mapa da América do Sul, com o Amapá realçado na cor salmão. Uma representação da linha do Equador passa pela capital do estado, Macapá, local onde se encontra o monumento. Em primeiro plano, destacam-se a vista do terraço do ponto turístico, com o monumento referente à divisão dos hemisférios, e algumas árvores do entorno. É possível ver, também, imagens dos turistas que visitam o local diariamente. A técnica utilizada foi pintura digital.

Fotografias  do Monumento do Marco Zero - Amapá
Marco Zero, Amapá: o meio do mundo
Não há dúvida de que o cartão-postal de uma cidade fala muito sobre ela, primordialmente sobre suas principais atrações. Meio do mundo. Meio de tudo. Tudo do meio. Meio de partes. Meio de dois. O ponto equidistante entre dois polos, que, sejamos justos, em vez de separar, une os dois hemisférios. Nesse jogo quase matemático, a única equação realmente perfeita é que o tudo de dois acaba virando um só: o Amapá. O único Estado Brasileiro que tem a capital “cortada” pela linha imaginária do Equador e que ata os hemisférios. O único lugar do mundo em que o maior rio da terra cruza com o Equador. Não existe endereço mais singular; irresistível a um convite de visita, como este feito por um dos nossos mais queridos poetas, o cantor e compositor Zé Miguel: “[...] é fácil meu endereço, vá lá quando o sol se pôr, na esquina do rio mais belo, com a linha do equador.” Amapá, lugar de um povo de uma cultura impecável, de um povo hospitaleiro, de uma culinária exótica, de histórias surpreendentes e milhões de encantamentos.
Milhões de encantamentos e uma riqueza especial que faz o sol brilhar mais forte e perfeito duas vezes ao ano. Esse tesouro é o fenômeno do equinócio, que ocorre na capital do estado, Macapá, podendo ser melhor observado nos meses de março e setembro no Monumento do Marco Zero do Equador.
O monumento foi construído para registrar a evidência geográfica da Linha do Equador, exibindo um obelisco que é representado por um relógio solar. Está posicionado estrategicamente entre os hemisférios norte e sul, o que permite aos visitantes caminharem sobre um marco físico correspondendo a linha imaginária.
A observação, feita a olho nu, é harmoniosa e atrai diversos turistas de todo o Brasil e do mundo, é quando a capital fica “radiante” de estudiosos, pesquisadores, místicos e admiradores que se reúnem no monumento.
Localizado a 5km do centro da cidade de Macapá, é constituído por um terraço, espaço para show, salão para exposição, loja para venda de produtos artesanais e amplo estacionamento.
O monumento encontra-se no Parque do Meio do Mundo, um complexo turístico que inclui também o Estádio do Zerão, onde a linha que divide o campo de futebol corresponde à linha imaginária do Equador; o Sambódromo - palco de desfile das escolas de samba, e nele, a Escola Sambódromo de Artes Populares.
Por meio desta emissão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos chama a atenção para a importância turística do Monumento do Marco Zero do Equador, bem como destaca culturalmente o Estado do Amapá, conhecido como “O Meio do Mundo”, homenagem que honra imensamente os amapaenses.
Dorival da Costa dos Santos
Secretário do Estado do Turismo do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário