segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Moeda Meteorito - Ilhas Cook

Meteoritos atingem a Terra frequentemente, em 15 de fevereiro de 2013, um corpo celeste dessa espécie atingiu os Montes Uraís nas proximidades da cidade de Chelvabinsk, causando sustos e grandes transtornos à cidade e seus moradores.

Conforme levantamentos de institutos de medição a velocidade de fluxo medido foi de 18 km/s  equivalente a liberação de energia de 100 a 10.000 toneladas de TNT. O meteorito teria o diâmetro de cerca de 20 metros  e um peso aproximado de 10 mil toneladas. Um dos fragmentos do meteorito atingiu a cobertura de gelo do Lago Cherbakul,  situado a 80 km da cidade, criando um buraco de 6 metros de largura.
Metal: Prata .925 - Peso: 20 g - Diâmetro: 38,61 mm - Valor Facial: 5 dólares
As Ilhas Cook emitiu uma moeda diferenciada incorporando um pequeno fragmento do meteorito de Chelyabinsk na face do reverso da moeda. O desenho desta face apresenta uma faixa cor de fogo direcionada da esquerda para direita. As listra azuladas que aparecem acima e abaixo representam os vidros quebrados causados pelo onda do choque da queda do meteorito, Ao longo da borda superior apresenta as palavras Meteorito Chelyabinsk 2013, e abaixo, as coordenadas geográfica do ponto do impacto: 54 ° 49 'N, 61 ° 07' E. A tiragem das moedas estão limitadas a 2.500 peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário