domingo, 13 de outubro de 2013

Série Relações Diplomáticas: Brasil - Alemanha

TEMPORADA DA ALEMANHA NO BRASIL, lançamento 3 de outubro pelos Correios do Brasil.
SOBRE A MINIFOLHA
A parte superior da minifolha, com cinco selos, apresenta uma faixa com as bandeiras do Brasil e da Alemanha entrelaçadas, formando um painel ilustrado com ícones arquitetônicos dos dois países. Na parte inferior, ao centro, destaca-se a marca da Temporada da Alemanha no Brasil e o lema “Quando ideias se encontram”. Ao fundo, em gradações de cor cinza, foi aplicada a frase “Alemanha + Brasil”. Cada um dos cinco selos representa um pilar da parceria entre os dois países. Turismo foi representado pela arquitetura germânica localizada em Curitiba/PR e em Canela/RS; Ciência & Educação pelo apoio alemão aos projetos de tecnologia e de educação; Economia pelo navio cargueiro, alusivo ao comércio bilateral, e o automóvel, que remete à indústria automobilística estabelecida no País, com as engrenagens simbolizando as indústrias alemãs que aqui se instalaram; Política pela imigração alemã, com a figura de Hermann Blumenau, e ícones da cidade por ele fundada, a Ponte de Ferro e uma construção em estilo enxaimel; Cultura pelo dramaturgo Bertolt Brecht, que influenciou textos e montagens teatrais nacionais. No fundo de cada selo, há um painel de microletras com a inscrição “Alemanha + Brasil”. Foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica.

DETALHES TÉCNICOS
Edital nº 17 Arte: Juliana Souza Processo de Impressão: ofsete + verniz UV Minifolha com 5 selos Papel: cuchê gomado Valor facial: R$2,75 cada selo Tiragem: 150.000 minifolhas Área de desenho: 59mm x 25mm Dimensão do selo: 59mm x 25mm Dimensão da minifolha: 148,5mm x 210mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 3/10/2013 Locais de lançamento: São Paulo/SP, Canela/RS, Blumenau/SC, Curitiba/PR, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Porto Alegre/RS Peça filatélica: Envelope de 1º Dia de Circulação Tiragem: 10.000 Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2016 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).
--------------------------------------------------------------
Texto descritivo do Edital
Série Relações Diplomáticas: Brasil - Alemanha
Temporada da Alemanha no Brasil
A Alemanha e o Brasil têm uma longa história de mais de 500 anos de relações e encontros, cujas conquistas formaram a base sólida da atual parceria estratégica e intensa amizade. Uma parte importante, com certeza, foi a imigração alemã, que aconteceu em muitos lugares, especialmente no sul do Brasil. Deverão ser lembrados também os muitos exploradores e cientistas alemães, que a partir do século XIX contribuíram para a exploração do Brasil, ou as primeiras empresas que se estabeleceram há cerca de 200 anos. Por último, e não menos importante, a Alemanha e o Brasil instituíram há mais de 142 anos relações diplomáticas. Hoje, a Alemanha tem uma densa rede de instituições e todas as principais instituições econômicas, científicas e culturais estão representadas no Brasil, assim como mais de 1.000 empresas alemãs. Os intercâmbios e a cooperação em todas as áreas e níveis são variados e intensos. Estas relações tornaram-se cada vez mais profundas.
Assim, para festejar esta parceria, a Alemanha organiza, de maio de 2013 a junho de 2014, pela primeira vez uma “Temporada da Alemanha no Brasil”. A Presidenta Dilma Rousseff e o Presidente alemão Joachim Gauck assumiram o patrocínio desta iniciativa.
Sob o lema “Quando ideias se encontram”, a Alemanha será apresentada no país inteiro por meio de uma quantidade sem precedentes de eventos, simpósios e exposições, em todas as suas facetas: economia e política, ciência e tecnologia, estilo de vida e educação, esporte e sociedade – a Alemanha em 360 graus. O pressuposto para a ampliação das relações no século XXI é que o Brasil e a Alemanha aprendam a se conhecer cada vez melhor. Por isso, a iniciativa da “Temporada” pretende ajudar a fornecer uma imagem atual, multifacetada e autêntica da Alemanha, além de preparar as bases para uma amizade ainda mais estreita e baseada na mútua confiança.
Esta série de eventos dará a oportunidade de apreciar o que já foi alcançado conjuntamente, dar visibilidade à diversidade e à amplitude dos contatos entre os dois países, e contribuirá também para ampliar essas parcerias e dar novos impulsos à bem sucedida cooperação entre a Alemanha e o Brasil.
É exatamente isso que se pretende expressar com a edição especial da presente série de selos. Pelo portrait de Hermann Blumenau, fundador da cidade brasileira de Blumenau, por exemplo, foi honrada a história comum. Outros motivos destacam a participação da Alemanha em projetos de desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos naturais. Com isso, miramos a atual cooperação exitosa e o futuro das relações bilaterais.
Na “Temporada da Alemanha no Brasil” será celebrado, junto com todos os brasileiros, um festival de ideias para moldar um futuro comum!
Wilfried Grolig,
Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário