quinta-feira, 7 de novembro de 2013

D. Maria II - "A Degolada" - Moeda Portuguesa

"O lançamento da moeda foi em setembro de 2013, a peça a degolada termina a série "Tesouros Numismáticos Portugueses" que recria cinco dos mais belos exemplares em ouro da numismática portuguesa.

Metal: Ouro 999 - Diâmetro 30 mm - Peso 15,55 g -
Valor facial: 5,00 Euros - Tiragem limitada a  2500  peças
 Autor: Rui Vasquez
O nome por que ficou conhecida a moeda é bem descritivo da sua particularidade: contra as normas, a figura da rainha é representada apenas pela sua cabeça, e não pelo busto inteiro. A rainha não apreciou a ousadia e teria mesmo mandado suspender a cunhagem, o que em muito contribuiu para a raridade da peça.

Com D. Maria II, o sistema monetário entra no regime decimal. Monarca reformadora, é no seu reinado que o Banco de Portugal é fundado, pela fusão do Banco de Lisboa com a Companhia Confiança Nacional.

É com D. Maria II que surge em Portugal o ensino gratuito, os primeiros liceus, as escolas médico-cirúrgicas de Lisboa e do Porto, bem como as escolas industriais e agrícolas. A instabilidade política que o seu reinado atravessou não impediu a rainha de apontar o País em direção à modernidade. " transcrito do site INCM

Importante ressaltar que D. Maria II é brasileira, nascida no Rio de Janeiro, em  4  de abril de 1819, filha de D.Pedro I (para Portugal D.Pedro IV) e da Imperatriz Maria Leopoldina - Arquiduquesa da Áustria.

D. Maria II assumiu como rainha  de  Portugal, em  1826, com  a  abdicação de D. Pedro IV, tornando   a trigésima rainha de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário