sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Proclamação da República - 15 de Novembro de 1889

A extração da loteria Federal do Brasil de número 4813, realizado no dia 9 de novembro, comemorativa da Proclamação da República traz estampado no bilhete a figura de Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), um dos personagens do movimento republicano.

MARECHAL DEODORO 
Militar, nascido na cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro. Durante o Império participou da brigada expedicionária ao rio da Prata, do cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai. Em 1885, foi presidente da província do Rio de Grande do Sul. Presidiu o Clube Militar (1887-1889), comandando os setores antiescravistas do Exército. Assumiu a chefia do governo provisório da República em 15 de novembro de 1889. Por meio de eleição indireta, passou a exercer a presidência em 25 de fevereiro de 1891.  Faleceu em 23 de agosto de 1892, na cidade do Rio de Janeiro.

 MOVIMENTO REPUBLICANO
A derrubada do regime monárquico em 15 de novembro de 1889, movimento republicano, teve sua origem na metade do século XIX. As consequências da Guerra do Paraguai (desequilíbrio financeiro), atritos religiosos (Império e Igreja), a Abolição da Escravatura (insatisfação dos grandes fazendeiros) e a manutenção dos privilégios das castas, tolhendo a liberdade e ascensão da classe média foram fatores decisivos para a evolução do movimento republicano.

O movimento de derrubada da monarquia ocorrido em 15 de novembro não contou diretamente com a participação popular. Após a rebelião militar, foi constituído o governo provisório com a nomeação do Marechal Deodoro como primeiro presidente do Brasil. fonte consulta: Os presidentes do Brasil / historiadobrasil.net / brasilescola.
Bilhete da Loteria Federal do Brasil -
 Extração  4813 - 9 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário