sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Teatro João Caetano - Bicentenário

Inaugurado em 12 de outubro de 1813, com a apresentação do espetáculo O Juramento dos Numes, o Real Theatro de São João localiza-se no Largo do Rocio, atual Praça Tiradentes.

O teatro presenciou as mudanças sociais e políticas de cada época, testemunhando diversos fatos históricos. Mas, durante as comemorações pela assinatura da Primeira Constituição Brasileira, em 1824, um grande incêndio destruiu o teatro. Reconstruído e rebatizado de Imperial Theatro de São Pedro de Alcântara, foi novamente destruído pelas chamas em outras duas ocasiões, em 1851 e 1856, quando foi reerguido graças à luta de João Caetano, o primeiro grande ator e empresário do teatro brasileiro, que sonhava construir ali uma escola de dramaturgia nacional.

Metal: Ouro, Prata e Bronze - Dimensões:50 mm
 - Peso: 100 g (ouro), 64 g (prata) e 55 g (bronze)
Para comemorar o evento a Casa da Moeda do Brasil lançou uma medalha para lembrar o evento, nos metais ouro, prata e bronze. Idealizada pelo artista Juliana Souza da Silva e modelada pelo artista Luis Henrique Peixoto.


Anverso: Fachada atual do teatro em primeiro plano, ao fundo detalhe do vitral da fachada de 1930 em estilo art déco.


Reverso: a ilustração traz primeira referência que se tem da fachada do teatro. Em seus 200 anos, o prédio passou por diversas reformas e teve muitos nomes. Os nomes aparecem em círculos concêntricos começando do mais antigo ao centro, ao mais recente na linha mais externa.  fonte:  sites casadamoeda e clubedamedalha

Nenhum comentário:

Postar um comentário