terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Moeda €2 - Espanha - Mosteiro de El Escorial

Moeda comemorativa  dedicada ao Mosteiro Real de San Lorenzo de El Escorial tombado pela Unesco com o título de Patrimônio da Humanidade. No reverso da moeda está representada uma imagem do Mosteiro.

A construção do Mosteiro teve início em 1563 e terminou em 1584. A obra iniciada por Juan Bautista de Toledo foi interrompida em 1567 devido a sua morte, foi Juan de Herrera quem assumiu o comando das obras. Herrera seria o criador e idealizado desta grande obra, que iria até mesmo dar um nome a um estilo de arquitetura: Herrera.
Valor facial: 2 Euros - Metal:  Cuproníquel  e  latão níquel -  Peso: 8,5 g
 Diâmetro: 25,75 mm

O Banco Central Europeu, a partir de 1 de janeiro de 1999, é o responsável pela   política  monetária   dos estados membros da Eurozona.  Desde 2004, foi facultado para cada estado membro, a emissão anual   de moeda comemorativa de valor facial de dois euros, com o objetivo de celebrar algum acontecimento importante do país.

O valor numismático das moedas comemorativas depende muito da quantidade de peças emitidas e da  sua procura, mas sempre é superior ao seu valor facial ( €2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário