quinta-feira, 22 de maio de 2014

CEARÁ Sporting Club - 100anosFundação

Centenário do Ceará Sporting Club
Data do lançamento: 2 de junho de 2014
1º Porte Carta Comercial - Dimensões: 40 x 30 mm
Impressão Casa da Moeda do Brasil - Designer: Bolero
SOBRE O SELO
O selo apresenta, acima, a legenda Centenário do Ceará Sporting Club. Abaixo, os vários escudos do Ceará Sporting Club em progressão histórica até o atual, mais à direita, em sua integralidade e, à esquerda os dizeres: 100 Anos de Paixão, indicativo do centenário desse grande clube de futebol do Estado do Ceará e do Brasil. Todo conjunto é apresentado sobre um matiz escuro que remete à passagem do tempo. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.
Texto descritivo do Edital
Centenário do Ceará Sporting Club
O Alvinegro de Porangabuçu.
Fundação O Ceará Sporting Club foi fundado no dia 2 de junho de 1914, pelos jovens Luís Esteves Júnior e Pedro Freire, durante um encontro à tarde no Café ArtNoveau, que funcionava na Praça do Ferreira, centro da cidade de Fortaleza. Neste encontro, eles resolveram convidar mais alguns amigos para discutirem a ideia e se reunirem à noite, na residência de Luís Esteves.
A empolgação tomou conta de todos e logo foi providenciada a ata de fundação do, até então, Rio Branco Football Club, primeiro nome do Clube. Exatamente um ano depois da sua fundação, uma assembleia geral se reuniu com dois objetivos: escolher um novo nome para a equipe e eleger a nova diretoria. Por consenso, a agremiação passou a se chamar Ceará Sporting Club. Sua indumentária também mudou: calções brancos e camisas brancas com listas verticais pretas.
Conquistas e Centenário
No dia 2 de junho de 2014, o Ceará Sporting Club celebra a importante marca histórica de um século de existência e, em comemoração pela relevante data, o Clube conseguiu a aprovação para a emissão do selo comemorativo do seu centenário junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, tendo em vista que o Ceará é um dos principais times de futebol do Nordeste e do Brasil.
Com mais de 1 milhão de torcedores, de acordo com dados de diversos trabalhos realizados por respeitáveis instituições de pesquisas do País, a força e a importância desta agremiação é indiscutível, tanto no cenário nacional como, principalmente, no cenário regional, desta forma, nada mais marcante do que comemorar o centenário do Clube no ano em que o Brasil recebe um dos maiores eventos esportivos da sua história: a Copa do Mundo 2014.
Com 42 títulos estaduais, o Ceará Sporting Club mantém a hegemonia no Estado do Ceará e o bom retrospecto nos últimos anos confirmou a grandeza do Alvinegro no País. A expectativa é que o ano de 2014 fique marcado não só pela marca dos 100 anos, mas também, pelas conquistas dentro de campo, afinal, o Clube vai disputar competições muito importantes: Copa do Nordeste, Campeonato Cearense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
O crescimento do Clube dentro de campo não ficou restrito apenas às conquistas estaduais, pois, o Ceará fez a melhor campanha de um clube cearense na Copa do Brasil, sagrando-se vice-campeão na edição de 1994, diante do Grêmio/RS, no Estádio Olímpico, e alcançando a terceira colocação em 2011, quando foi eliminado pelo Coritiba/ PR. O Alvinegro de Porangabuçu também é o único time do Estado do Ceará a ter participado de competições internacionais oficiais: a Copa Conmebol, em 1995, e a Copa Sul-Americana, em 2011.
Copa do Mundo no Brasil
Em 2014, o futebol, o País e o Estado do Ceará estarão no topo da cadeia mundial esportiva, já que o Estado será uma das mais frequentadas sedes do mundial da FIFA, tendo em vista todos os atrativos turísticos que a capital cearense e a região podem oferecer aos seus visitantes nacionais e internacionais. Será um momento único, na história do País e na história do Ceará Sporting Club.
Dono de uma das marcas futebolísticas mais valorizadas do Nordeste, o Ceará Sporting Club (também conhecido como Mais Querido, Vovô, Vozão, Time de Porangabuçu e Alvinegro) angariou, durante a sua longa e vitoriosa história, seguidores fiéis que fizeram da torcida a maior do Estado e uma das maiores da região Nordeste, inclusive, com números expressivos de torcedores alvinegros por todo o Brasil. Também é a agremiação cearense que mais conduz torcedores aos estádios e a que mais arrecada em competições estaduais e nacionais. Levou mais de 2,8 milhões de pessoas aos estádios, nos últimos seis anos, número 63% maior do que o segundo colocado. O Alvinegro é o único time do Estado a conseguir renda superior a R$ 1 milhão (um milhão de reais) em apenas uma partida. O feito foi conseguido quatro vezes, sendo assim as quatro maiores rendas do estado, duas delas em 2010 e duas em 2013.
De acordo com o ranking oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgado em 21 de dezembro de 2012, o Mais Querido figura entre os 25 melhores clubes nacionais, somando 8.088 pontos, à frente de agremiações importantes como Ponte Preta, Náutico, Guarani, Paraná Clube, Criciúma, Paysandu, entre outros. Uma pesquisa realizada pela Pluri Data, em 2011, confirmou que o Ceará é o 18º clube mais valioso do País, sendo o 2º do Nordeste, estando atrás apenas do Bahia.
Agradecimento
Com grandes conquistas e incontestável marca deixada nas páginas do futebol nacional, além do grande número de torcedores em todo o País, o Ceará Sporting Club se sente honrado em ser homenageado com a emissão do selo comemorativo, por parte da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que reconheceu a importância desta íntegra e virtuosa agremiação do futebol brasileiro.
Ceará Sporting Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário