terça-feira, 17 de junho de 2014

2014 - Copa do Mundo no Brasil - Máximo Postal Fuleco

O primeiro mascote de uma Copa do Mundo foi o Willie (leão) e foi criado para a Copa da Inglaterra realizada em 1966. O mascote escolhido para representar a Copa do Brasil foi batizado como  "Fuleco"  e representa uma espécie nativa de tatu-bola, conhecida como tatu-bola-da-catinga, que é um animal ameaçado de extinção.

"Filo: Chordata   Classe: Mammalia  Ordem: Cingulata  Família: Dasypodidae

Espécie: Tolypeutes tricinctus, (Linnaeus, 1758)
tatu-bola, também conhecido como tatu-apara, bola, bolinha, tranquinha ou tatu-bola-do-nordeste, é a menor e menos conhecida espécie de tatu do Brasil. De todas as espécies de tatu do país, é a única endêmica (que ocorre só nesse local).Possui distribuição geográfica muito restrita, ocorrendo somente na Caatinga e no Cerrado. A espécie já foi registrada em 12 estados brasileiros diferentes - Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Paraíba e Rio Grande do Norte. Esse animal, de aproximadamente 50 cm e 1,2 kg, apresenta como uma das principais características a capacidade de se fechar na forma de uma bola ao se sentir ameaçado, o que protege as partes moles de seu corpo contra o ataque de predadores. Essa capacidade foi o que deu origem ao seu nome popular. Distingue-se também pela presença de cinco unhas nas patas anteriores, principal diferença entre Tolypeutes tricinctus e a outra espécie do mesmo gênero, a T. matacus." fonte:sítio mundoeducacao.com
O máximo postal faz parte do acervo de Aluísio Queiroga. O selo emitido em 21 de abril de 2014 "Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014" se harmoniza com o  postal s/ed." Mascote Oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014". O carimbo de primeiro dia de circulação (21.04.2014) é da agência Brasília - DF. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário