domingo, 22 de junho de 2014

A mais bela moeda de prata de 2014 - Cazaquistão

Foi escolhida na 28ª Conferência de Diretores de Casa da Moeda, realizada na capital do México, Cidade do México,  no período de 11 a 17 de maio de 2014,  "A mais bela moeda de prata de 2014".

A moeda premiada é do Cazaquistão e pertence a série "Patrimônio do Cazaquistão" denominada "Pátria das Maçãs", emissão do Banco Nacional do Cazaquistão.
Metal: Prata 925 - Peso: 31,1 g - Diâmetro: 38,61 mm - Tiragem 7 mil peças 
A moeda teve o seu lançamento em 13 de novembro de 2013 e comemora o resultado da investigação de DNA de maças, onde cientistas de Oxford chegaram a conclusão que o Cazaquistão é legitimamente considerado como berço da maçã do planeta.


Anverso: uma imagem estilizada de uma macieira delineando emblema do Banco Nacional do Cazaquistão; um inscrições "ҚАЗАҚСТАН РЕСПУБЛИКАСЫ" em cazaque ao longo da circunferência, o valor facial da moeda "500 ТЕҢГЕ", e uma inscrição «República do Cazaquistão" em Inglês; inscrições são divididos por pontos.

Reverso: uma imagem estilizada de macieira frutífera com dourado (maduros) maçãs; a marca do Cazaquistão Mint; nome da moeda em cazaque «АЛМА ОТАНЫ» ao longo da circunferência, ano de emissão «2013»; metal, padrão de cunhagem e peso nome da moeda em Inglês «PÁTRIA DE MAÇÃS» «Ag 925 31,1 g.»; inscrições são divididos por meio de pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário