quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ano Internacional da Agricultura Familiar - Brasil

O Ano Internacional da Agricultura Familiar  está sendo celebrado em 2014 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo. Para comemorar e divulgar o evento os Correios do Brasil fez o lançamento de dois selos em 3 de junho de 2014.
Artista: Isa Frantz  -  Dimensões do selo: 38 x 38 mm
SOBRE O SELO
O se-tenant de dois selos focaliza agricultores em jornada de trabalho destinada à produção alimentícia. No selo da esquerda, ao fundo, destaca-se o elemento água, indispensável à produção agrícola, cuja qualidade se manifesta pela presença abundante de peixes. À frente, vê-se um homem operando um trator e um casal de agricultores exibindo uma cesta repleta de produtos provenientes de farta colheita. No selo da direita, uma mulher em frente à casa observa o promissor cenário, complementado pela presença de animais domésticos, e um homem manuseando uma enxada, ferramenta tradicional utilizada na agricultura. Nos dois selos, integrados pela imagem em diagonal de uma horta bem cuidada, destaca-se a presença da mulher como agente produtivo na agricultura familiar. No canto inferior, à direita, encontra-se a logomarca oficial do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014. A técnica utilizada foi pintura com tinta acrílica e nanquim sobre papel canson. fonte:Correios
Texto descritivo do Edital
2014 - Ano Internacional da Agricultura Familiar
O Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e da pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
O objetivo do AIAF 2014 é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado. Tendo isso em vista, são quatro os objetivos-chave do AIAF 2014: apoiar a formulação de políticas que promovam a agricultura familiar sustentável; aumentar o conhecimento, a comunicação e a conscientização pública; obter um melhor entendimento das necessidades, do potencial e das restrições da agricultura familiar e assegurar apoio técnico; bem como criar sinergias para a sustentabilidade.
A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. Consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e, predominantemente, dependentes de mão-de-obra familiar, tanto de mulheres quanto de homens. Nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma preponderante de agricultura no setor de produção de alimentos.
A importância da agricultura familiar explica-se devido essas atividades agrícolas preservarem os alimentos tradicionais, além de contribuírem para alimentação balanceada, proteção da agrobiodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, a agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.
Em âmbito nacional, existe uma série de fatores que são fundamentais para o bom desenvolvimento da agricultura familiar, tais como: condições agroecológicas e as características territoriais; ambiente político; acesso aos mercados, à terra, aos recursos naturais, à tecnologia, à serviços de extensão e ao financiamento; condições demográficas, econômicas e socioculturais, disponibilidade de educação especializada, entre outros. Vale ressaltar que, no Brasil, por exemplo, estima-se que aproximadamente 70% do que é consumido advém da agricultura familiar.
Portanto, a agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural. O AIAF 2014 nos oferece uma oportunidade clara de realçar o papel estratégico dos agricultores familiares no desenvolvimento agrícola e rural e fortalecer suas capacidades. Consciente da ampla importância da elaboração de planos que coloquem a agricultura familiar no centro das políticas públicas, os Correios lançam essa emissão especial do Ano Internacional da Agricultura Familiar.
Alan Bojanic
Representante da FAO no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário