segunda-feira, 30 de junho de 2014

Queda do Muro de Berlim - Moeda de €2

A Cidade do Vaticano destaca na moeda comemorativa de 2 euros os 25 anos da queda do muro de Berlim, a emissão deverá ocorrer em outubro de 2014.

O muro de Berlim foi o maior símbolo da divisão do mundo entre o bloco ocidental e oriental. Construído no ano de 1961 pela Alemanha Oriental separa fisicamente da Alemanha Ocidental, não somente separou o território alemão, mas dividiu famílias  A extensão do muro era de 156 km, possuindo cerca de 300 torres militares de observação.Cerca de 80 pessoas, de acordo com alguns historiadores, morreram tentando passar de um lado para o outro. Com a queda da barreira geográfica, mês de outubro de 1990, inicia-se o processo de reunificação das Alemanhas. fonte:sítio infoescola
Valor facial: 2 Euros - Metal:  Cuproníquel  e  latão níquel -  Peso: 8,5 g - Diâmetro: 25,75 mm
O Banco Central Europeu, a partir de 1 de janeiro de 1999, é o responsável pela política monetária dos estados membros da Eurozona.  Desde 2004, foi facultado para cada estado membro, a emissão anual de moeda comemorativa de valor facial de dois euros, com o objetivo de celebrar algum acontecimento importante do país.

O valor numismático das moedas comemorativas depende muito da quantidade de peças emitidas e da  sua procura, mas sempre é superior ao seu valor facial ( €2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário