segunda-feira, 4 de agosto de 2014

100 Anos da Aviação Militar - Portugal

Para marcar o centenário da aviação militar portuguesa foram criados e emitidos diversos produtos comemorativos para o evento.

A logomarca comemorativa ressalta o número 100 alusivo ao Centenário da Aviação Militar. Os zeros aparecem interligados, sugerindo a continuidade da História. Adjacente ao número um, um duplo efeito integrando o rastro de aviões, bem como o movimento das hélice de uma aeronave. O terceiro elemento é a Cruz de Cristo, símbolo intimamente associado à História de Portugal e da própria Aviação Militar. Também esta representado um elemento alado, a Águia Aeronáutica representada de forma estilizada

Bilhete Loteria
A Lotaria Clássica na extração de 19 de maio de 2014, com premiação de 600 mil euros, faz referência aos 100 Anos da Aviação Militar estampa a logomarca do evento e as imagens de duas aeronaves.

No canto inferior esquerdo uma aeronave Deperdussin, primeiro avião militar português (1914) e no canto superior um F-16 Fighting Falcon (Mid-Life-Upgrade), em voo. 

A Imprensa Nacional da Casa da Moeda cunhou moeda comemorativa do evento, lançamento ocorreu em junho de 2014. A peça numismática, cunhadas em cuproníquel e prata, tem autoria do escultor José Simão. O desenho procura realçar a história da aviação militar, evocando no anverso os pioneiros da aviação, com um hidroavião a sobrevoar o mar, e, no reverso, um caça F-16 a sobrevoar a terra em missão.
Metal: Prata 925% -  Peso: 12 g - Diâmetro: 28 mm - Tiragem: 2,5 mil peças
Metal: Cuproníquel -  Peso: 10 g - Diâmetro: 28 mm - Tiragem: 7,5 mil peças 
Os Correios de Portugal - CCT fez o lançamento de um Inteiro Postal e para obliteração foi criado o Carimbo Filatélico, agência filatélica de Sintra.
Carimbo CCT


Inteiro Postal

Nenhum comentário:

Postar um comentário