quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Brasil - Peru - Patrimônios da Humanidade - Relações Diplomáticas

Lançamento dos Correios do Brasil de 29 de julho de 2014, faz parte da série Relações Diplomáticas: Brasil - Peru - emissão especial. As informações foram transcritas do edital 15.
SOBRE OS SELOS
Os selos focalizam o Santuário Histórico de Machu Picchu, no Peru, e a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, por meio de suas tão fotografadas e famosas paisagens turísticas. O selo à esquerda retrata, entre as montanhas, a “cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu. À direita, a cidade do Rio de Janeiro é apresentada entre as montanhas e o mar, destacando o Cristo Redentor, no canto direito inferior do selo. Ambos são considerados patrimônios da humanidade, e tanto Machu Picchu quanto o Cristo Redentor integram a lista das sete novas maravilhas do mundo moderno. Foram utilizadas as técnicas de computação gráfica e fotografia.
Dimensões do selo: 38 x 38 mm
Machu Picchu

Conhecida mundialmente como a "Cidade Perdida dos Incas", Machu Picchu foi construída durante o período do inca Pachacutec, entre 1438 e 1471. Considerada um exemplo da engenharia e arte inca, em virtude do seu esplêndido acabamento e a perfeição de seus muros, está localizada na província de Urubamba, departamento de Cusco.
Foi cimentada pedra sobre pedra, em plataformas ou “andenes”. Conta com um sistema de drenagem que filtra a água da chuva levando-a ao subsolo, garantindo a estabilidade, preservação e integridade desse recurso hídrico, ao longo do tempo, o que torna evidentes o conhecimento e a habilidade de seus construtores.
A fascinação de Machu Picchu encontra-se na beleza de sua arquitetura, composta por praças, templos, torres, observatórios e aquedutos, que abastecem de água pura toda a cidade, proveniente de mananciais localizados na parte superior.
De acordo com uma teoria, foi habitada por três gerações, e progressivamente abandonada, em virtude de uma epidemia que atacou o império e da chegada dos espanhóis.
Sua existência foi revelada ao mundo em 24 de junho de 1911, quando Hiram Bingham chegou à cidadela, conduzido por Melchor Arteaga, um nativo da região. Machu Picchu permaneceu escondida por mais de quatro séculos sob a exuberante vegetação do desfiladeiro (canyon) de Urubamba.
Em 1983, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou-a como "Patrimônio da Humanidade", chamando-a de "Santuário Histórico Arqueológico de Machu Picchu".
Em julho de 2007, Machu Picchu foi eleita como uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, fato que a tornou merecedora desta emissão dos Correios do Brasil, comprometidos com a missão de focalizar em selos postais os valores universais.
Embaixada do Peru no Brasil


Rio de Janeiro
Uma natureza singular e exuberante foi a que os europeus encontraram no local onde, no século XVI, instalou-se a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A Baía de Guanabara e seus arredores, localidade adequada à instalação de uma cidade, ao longo de mais de quatro séculos de história, tem sido palco de importantes eventos históricos no hemisfério sul. A paisagem da Cidade do Rio de Janeiro é única no mundo e representa a genialidade, os desafios, as contradições e a singularidade cultural da sociedade brasileira.
A perfeita harmonia entre a paisagem natural e a intervenção criativa e precisa do homem, incluindo o uso e as práticas em seu espaço e suas manifestações culturais, tornaram o Rio de Janeiro internacionalmente conhecido. Mas, não basta ser apreciado. Esse bem excepcional deve ser compreendido, preservado e compartilhado. Foi com esse intuito que o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, associados ao Governo Estadual, à Prefeitura do Rio de Janeiro, à Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO e à Fundação Roberto Marinho, apresentaram à UNESCO a candidatura Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar.
A partir de 1992, o conceito de paisagem cultural foi adotado pela UNESCO como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais. No entanto, os sítios já reconhecidos mundialmente nesta categoria estão relacionados a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e outros locais de cunho simbólico. Ao receber o título, a cidade do Rio de Janeiro é reconhecida por sua paisagem urbana, fato que gera um compromisso partilhado, já que governo e sociedade passam a ser responsáveis pela preservação e valorização dos méritos que proporcionam à cidade esse aspecto singular.
O reconhecimento do valor cultural da Cidade do Rio de Janeiro também contribui para o seu desenvolvimento sustentável, fomentando e provocando um melhor ordenamento territorial, maior conservação dos recursos naturais e culturais e, em função disso, uma otimização das indústrias do setor turístico, da cultura como fator de crescimento sociocultural, de entretenimento, entre outros.
A cidade do Rio de Janeiro tornou-se, desde a sua fundação, um dos lugares mais belos do Brasil e do mundo, onde as manifestações culturais nele inspiradas expressam a síntese do viver carioca. Tornaram-se populares em todo o mundo: o samba, a bossa nova, o futebol, o carnaval de rua e as tradicionais festividades religiosas, com registros em relatos de viagens, músicas, obras literárias, filmes e vários selos postais emitidos em sua homenagem.
Em vista dessa singularidade, o Ministério da Cultura, por meio do IPHAN, além de cumprir seu papel institucional, orgulha-se da inclusão da Cidade do Rio de Janeiro na Lista do Patrimônio Mundial. Sua paisagem cultural extrapola as fronteiras do Brasil, sendo reconhecida mundialmente por suas belezas naturais, sua diversidade cultural e potencial turístico de valor inestimável.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário