segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Homenagem a Sergio Vieira de Mello

SOBRE O SELO - Lançamento dia 19 de agosto de 2014
O selo apresenta a foto de Sergio Vieira de Mello, retratado pelo fotógrafo Evan Schneider (ONU), em 27 de maio de 2003, quando foi anunciada sua nomeação como Representante Especial da ONU para o Iraque, por indicação do então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Na lateral esquerda, consta a inscrição “Homenagem a Sergio Vieira de Mello”, pelo seu caráter humanista, exemplo de desempenho em defesa dos direitos e dos valores humanos, que inspiram a perpetuação de sua memória e o permanente debate do seu pensamento e dedicação a apoiar a reconstrução de comunidades afetadas por guerras e violências extremas. Na margem inferior esquerda constam os logotipos da UPAEP, que nomeia a Série América, e da ONU, onde Vieira de Mello serviu. Foi usada a técnica de fotografia e computação gráfica. fonte Correios do Brasil, Edital 16

Texto descritivo do Edital
Série América - Personalidades e Líderes –
Sergio Vieira de Mello
“Um ser humano tem o direito de viver com dignidade, igualdade e
segurança. Não pode haver segurança sem uma paz verdadeira, e a paz
precisa ser construída sobre a base firme dos direitos humanos.” -
Sergio Vieira de Mello
Biografia de Sergio
Sergio Vieira de Mello nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de março de 1948. Filho de diplomata, em 1968 mudou-se para a França para fazer mestrado em Filosofia na Universidade de Paris. Lá, também, recebeu dois graus de doutorado, um em Filosofia e outro em Ciências Humanas. Em 1969, Sergio começou a trabalhar no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Nos 34 anos em que trabalhou na ONU, Sergio atuou em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique, Peru, Líbano, Camboja, Bósnia, Croácia, Timor-Leste e ocupou cargos na sede da ONU em Genebra e Nova York.
Em setembro de 2002, Sergio foi nomeado Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, o mais alto cargo da Organização na área. Permaneceu neste posto até o fim de maio de 2003, quando o então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, o nomeou como seu Representante Especial em Bagdá.
Apenas cinco meses depois, no dia 19 de agosto, Sergio Vieira de Mello e 21 de seus colegas foram mortos na capital iraquiana no atentado mais sangrento sofrido pela Organização das Nações Unidas.
Sobre o Dia Mundial da Ação Humanitária
O dia 19 de agosto foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2008, como o Dia Mundial da Ação Humanitária para “contribuir com o aumento da consciência pública sobre o trabalho humanitário e a importância da cooperação internacional, e para homenagear todos os trabalhadores humanitários do mundo”.
A data foi designada em memória daqueles que morreram no atentado de Bagdá e dos muitos trabalhadores humanitários que perdem suas vidas todos os anos em diversas partes do mundo. Essa lembraça enfatiza as necessidades atuais e os desafios humanitários, tais como ameaças de diferentes partes em conflitos aos trabalhadores que prestam assistência e os desafios para chegar até as pessoas que precisam de ajuda.
Para o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, “o exemplo de Sergio, e de todos nossos colegas que morreram, continua nos inspirando e nos lembrando que o poder para transformar nosso mundo está nas nossas mãos, se tivermos a coragem para usá-lo”.
Centro de Informação das Nações Unidas - UNIC/RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário