segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sociedade Esportiva PALMEIRAS - 100anosFundação

Centenário da Sociedade Esportiva Palmeiras
Data do lançamento: 26 de agosto de 2014
1º Porte Carta Comercial - Dimensões: 38 x 38 mm
Impressão Casa da Moeda do Brasil - Designer: Daniel Effi e S.E.Palmeiras
SOBRE O SELO
O selo mostra uma imagem de fundo que representa o gramado de um campo de futebol com listras verticais, em duas tonalidades de verde, e, ao centro, se destaca o brasão oficial do centenário. O brasão, envolto por uma coroa de louros, passa uma mensagem de força, símbolo dos heróis vitoriosos, abraça o centenário como justa homenagem e reconhecimento ao valor do Palmeiras. O número 1, em algarismo romano, com os escudos do Palestra Itália e do Palmeiras sobrepostos, compõem o número 100 do seu centenário. Acima do 100 estilizado, contemplamos a frase Vincit qui se vincit – Vence quem vence a si mesmo, uma expressão em latim que representa a garra e a perseverança do time. Abaixo do 100, aparece uma flâmula em movimento com os anos 1914 e 2014 em seu interior e, entre o 100 e a flâmula, em algarismos romanos, o dia e o mês da fundação do Clube. Na parte superior, entre os ramos da coroa de louro, as iniciais S.E.P., de Sociedade Esportiva Palmeiras, completam o brasão e destacam as iniciais do nome do clube palestrino. O selo apresenta as bordas em verde, branco e vermelho, as cores da Itália. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.
Texto descritivo do Edital

Centenário da Sociedade Esportiva Palmeiras
Paulo, Luigi Cervo, inspirado pela vinda de dois esquadrões italianos que enfrentariam as equipes que dominavam o futebol paulista, então formadas por imigrantes ingleses, escoceses, alemães e “quatrocentões”, e com o apoio de outro jovem, o jornalista Vicenzo Ragognetti, que, em 26/8/1914, a colônia italiana se organizou para a fundação do Palestra Itália, clube que já nasceu com fortes ambições, marcado belo baile de apresentação com a presença de várias personalidades, empresários e o cônsul da Itália. A estreia na elite do futebol paulistano ocorreu em 1916 e, já no ano seguinte, o time realizava uma grande campanha conquistando o vice-campeonato, feito repetido em 1919. Em 1920 vem a consolidação, primeiro pela aquisição do estádio Parque Antárctica, o principal da cidade naquela época, incluindo a bela praça de esportes, e também pela conquista do Campeonato Paulista, feito que repercutiu por todo o país incentivando a criação de outros Palestras nos vários estados e pelo interior, incluindo o Palestra Itália de Minas Gerais (atual Cruzeiro) e o Palestra Itália do Paraná.
Junto com a consolidação do patrimônio vieram conquistas em vários outros esportes onde o Palestra também foi pioneiro, com destaque para o basquete e atletismo, e no futebol o protagonismo se destacava ainda mais com o advento do profissionalismo no início dos anos 30. O que para muitos clubes tornou-se um problema irremediável, com falências, abandono da prática e até extinções, no Palestra o apoio de sua imensa torcida colocou o clube em um destaque ainda maior, no patrimônio com a construção das arquibancadas de concreto armado, o primeiro do país e tornando o Palestra Itália o maior estádio da cidade, e no campo o clube conquistava o tricampeonato de futebol, além do primeiro campeonato nacional de clubes profissionais, em 1933.
O crescimento e as conquistas continuaram até a chegada da II Guerra Mundial, a princípio concentrada no continente europeu, mas que se espalhava e forçava todos os países a se posicionarem. O Brasil resistiu na neutralidade até 1942, quando se juntou aos aliados e, dentro de um regime de exceção, a legislação acabou forçando vários clubes a trocarem seus nomes para evitar a politização no meio esportivo. Sendo assim, o Palestra Itália, após bastante resistência, acaba alterando seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras, mas as conquistas continuam, incluindo o campeonato de 1942, muito especial pelo clima de adversidade criado, pela rivalidade e pela forma com que ocorre, com o adversário abandonando o gramado.
Após mais conquistas importantes, no final da década de 40 o Palmeiras montou outro esquadrão que fez história entre 1950 e 1951 com a conquista das “cinco coroas”. Destaque todo especial para o I Campeonato Mundial de Clubes, a Copa Rio, fazendo a final contra a Juventus, da Itália, e tendo o apoio de mais de 100 mil torcedores no Maracanã, resgatando o orgulho nacional após a perda do mundial pela seleção meses antes.
Nos primeiros dias de 1960 veio outra conquista especial, o Supercampeonato Paulista de 1959, conquistado justamente sobre o adversário com quem rivalizaríamos por toda a década, o Santos de Pelé, e o Palmeiras torna-se o único clube a enfrentá-lo e superá-lo por diversas vezes, a tal ponto de ganhar o nome de “Academia”, que em 1965 é escolhida para representar a Seleção Brasileira na inauguração do Mineirão, vencendo a seleção do Uruguai, em feito tão inédito quanto a conquista de dois campeonatos nacionais no mesmo ano, a Taça Brasil e o Robertão em 1967. As conquistas continuaram com novo campeonato nacional em 1969 e, no início dos anos 70, é formada uma segunda Academia, que fornece a base da Seleção Brasileira, conquistando dois Campeonatos Brasileiros e obtendo seu auge em 1974, na final do Campeonato Paulista, contra o maior rival.
Nos anos 90, o Palmeiras tornou-se pioneiro mais uma vez, construindo uma parceria exclusiva e inédita, de cogestão, que permitiu a formação de um elenco fortíssimo que, ao longo de oito anos, conquistou três campeonatos paulistas, um Rio-SP, três Nacionais, uma Libertadores, vários torneios nacionais e internacionais, além de inúmeros jogos épicos, como as finais de 1993, 1994 e 1999. Estas conquistas consolidaram ao clube a premiação com o título de Campeão do Século XX pela imprensa e pela Federação Paulista de Futebol.
Agora, na véspera de completar seu primeiro centenário, o Palmeiras, mais uma vez, realiza uma série de projetos inovadores e pioneiros, a começar pelo Allianz Parque, projeto reconhecido internacionalmente como o melhor e mais sustentável entre os vários em curso, além de uma remodelação completa das estruturas da Academia de Futebol e do clube social, com a construção de novos espaços, além de automação e implantação de sistemas especializados nas diversas áreas profissionais e sociais. O resultado já começa a aparecer, mas o maior objetivo de todos estes investimentos e transformações é construir a estrutura para que o Palmeiras continue sendo o clube de maiores conquistas do cenário nacional e torne-se, também, o Campeão do Século XXI.
Os Correios do Brasil homenageiam e celebram, nesta emissão, um dos maiores clubes do futebol brasileiro e mundial, por ocasião do seu centenário, a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Sociedade Esportiva Palmeiras

Um comentário:

  1. Bom dia aos colegas da AFNB, gostei do selo, apesar de que merecia, assim como outros anteriores, em ser "Comemorativo", mas valeu, Saudações..JOSÉ RODRIGUES

    ResponderExcluir