sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Juscelino Kubitschek - Aniversário de Nascimento

Clique nas imagens para ampliar
Nasceu em Diamantina, Minas Gerais, no dia 12 de setembro de 1902. JK foi eleito presidente da República em 1955, responsável pela execução do Plano de Metas e a construção de Brasília. 

O lema do Plano de Metas era "cinquenta anos em cinco", pretendia desenvolver o pais investindo em áreas prioritárias, principalmente em infra-estrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria.

Transferiu a capital do Brasil da Cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central, inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

O máximo postal foi elaborado por ocasião do centenário de nascimento do Presidente Juscelino Kubitschek 1092-2002, obra do acervo de Aloísio Queiroga.

Emissão: Centenário de nascimento do Presidente JK - 21.4.2002. Cartão Postal "Juscelino Kubitschek" é da Ed. Arca - Resende RJ. Obliteração alusiva à emissão datado de 21.04.2002 - Brasília DF.

Cédula  - circulada entre outubro/85 a março/90
Dimensões 74 x 154 mm


Cédulas com a mesma efígie de JK foram emitidas nos padrões monetários Cruzeiro e Cruzado. O anverso da cédula traz impresso "portrait" de Juscelino ladeado por composições representado realizações de seu governo (energia elétrica, transporte, agricultura), além da estilização das colunas do Palácio da Alvorada, dispostas verticalmente e uma delas em contraste sobre o mapa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário