quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O Ouro do Jalapão - Capim Dourado

A quadra de selos vai ter o seu lançamento em 12 de setembro na capital do estado do Tocantins - Palmas. Cada selo tem o valor facial de um real e oitenta centavos, dimensões de 30 x 40 mm e designer de Cecília Langer. A folha filatélica contém 24 selos, sendo 6 quadras. fonte: Correios

Sobre o selo

O primeiro selo da quadra alusiva à emissão Capim dourado – O ouro do Jalapão mostra o Mapa do Estado do Tocantins, no qual se encontra demarcada a região do Jalapão. As ramas do capim contornando o Mapa simbolizam a abundância dessa matéria prima. No segundo selo, uma mulher, usando lenço na cabeça, desenvolve atividade de colheita, referenciando a forma cuidadosa com que essa atividade é realizada. 




No terceiro selo veem- se mãos habilidosas confeccionando um descanso de mesa, demonstrando a prática artesanal em torno do capim dourado. O quarto selo apresenta, ao fundo, a bandeira do Brasil, indicando que o capim dourado é riqueza natural brasileira, com potencial de produzir peças bonitas e de elevado padrão artesanal, que, além de contribuir para com o desenvolvimento econômico do Estado, ainda reforçam a criatividade dos brasileiros.

Texto descritivo do Edital

Capim dourado – O ouro do Jalapão
Uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae ( Syngonanthus nitens Ruhland), o capim dourado é oriundo da região do Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins.
Como características principais destacam-se a sua durabilidade, a sua cor de beleza ímpar, que remete ao tom do ouro, e sua textura lisa e maleável. Sua palha é utilizada na confecção de produtos artesanais, como pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, peças de decoração entre outros produtos.
Localizado no município de Mateiros, o vilarejo de Mumbuca é a localidade onde os primórdios da produção artesanal, a partir do capim dourado, se estabeleceu. Atualmente, esse artesanato é produzido em outras localidades da região do Jalapão, como os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo e São Felix do Tocantins.
O período entre 20 de setembro a 20 de novembro é determinado para a colheita do capim dourado, a fim de garantir a sustentabilidade dos mananciais e a preservação dessa matéria prima.
Existem regulamentos no Estado do Tocantins proibindo a saída do material in natura da região, fato que restringe a sua extração somente à produção artesanal da comunidade local, visando, assim, a preservação ambiental, social e econômica da região.
O artesanato produzido a partir do capim dourado tem conquistado grande visibilidade em todo o território nacional, sendo, também, encontrado em joalherias e lojas do gênero em várias partes do mundo. Designers de joias e de moda de outras localidades do Brasil têm manifestado interesse na utilização dessa matéria prima, conquistando um público consumidor cada vez maior e mais satisfeito com a originalidade e beleza das peças disponibilizadas no mercado.
Por meio desta emissão, os Correios focalizam a beleza do capim dourado e o rico artesanato produzido
José Bulhões Padilha
Diretor de Arte e Cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura de Tocantins
fonte: Edital 18 - 2014 Correios do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário