terça-feira, 18 de novembro de 2014

200 Anos da Morte de Aleijadinho - 18 de Novembro

A morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, completa hoje 200 anos. Para homenagear um dos maiores gênios da arte mundial publicamos peças numismáticas e filatélicas que tiveram como temática trabalhos artísticos barrocos elaborados por "Aleijadinho". 
Emissão: Correios do Brasil de 29 de dezembro de 1980
Série Arte Brasileira: Homenagem a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

A moeda emitida em 2011, pelo Banco Central, foi cunhada na versão prata e ouro. Na imagem à esquerda um conjunto de três anjos e volutas tipicamente barrocos, retirado do medalhão da fachada da igreja de São Francisco de Assis, cidade de Ouro Preto-MG. No anverso, há uma composição representado a arquitetura de Ouro Preto, destaca-se a imagem da igreja de São Francisco de Assis, ao centro, e Nossa Senhora das Mercês e Perdões. Todas as igrejas e obras de Aleijadinho são tombadas pelo Patrimônio Histórico da Humanidade - UNESCO.


A cédula de valor facial de dez cruzeiros circulada no período de maio de 1970 a junho de 1984 traz no anverso a imagem de D. Pedro II e no reverso a escultura do "Profeta Daniel", obra em pedra sabão de Aleijadinho. Esta escultura faz parte de um conjunto de 12 peças que estão instaladas na cidade de Congonhas do Campo - MG. 

Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário